Monitoramento de pragas na lavoura diminui custos com aplicação em Mato Grosso
Com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”, acontecerá em Goiás, entre os dias 21 e 27 de outubro, a Semana Nacional/Estadual de Ciência e Tecnologia. O evento, organizado pelo CNPq, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTEC) de Goiás, acontecerá na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), no auditório do básico do bloco C, na área 2 da Instituição, na Praça Universitária. A Embrapa Arroz e Feijão participa do evento com Minicursos, Seminários e Oficinas, ministrados e coordenados pelos pesquisadores e analistas da Instituição.
Neste ano, a Semana de Ciência e Tecnologia tem por objetivo apresentar e explicar aos jovens acerca dos avanços promovidos pela pesquisa na atuação e desempenho dos atletas da atualidade. O tema abordará a preparação desses chamados “Atletas Tecnológicos”, por parte da Ciência do Esporte, para as competições, especificamente, para os eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos: Copa do Mundo de Futebol (2014) e Olimpíadas (2016).
Nos treinamentos, os aletas são preparados milimetricamente para vencer as competições, utilizando-se, para isso, de dieta alimentar, tratamentos de saúde, equipamentos e vestuários desenvolvidos com o emprego das mais avançadas tecnologias, conseguidas por meio dos grandes investimentos na ciência e na inovação para o Esporte. Segundo a organização do evento, despertar a atenção, especialmente das crianças e adolescentes, é uma maneira de aumentar o interesse não apenas pela prática, mas pela profissionalização dos esportes, com efeitos positivos na área social e de saúde.
De 21 a 25 de outubro, dentro da programação do evento, a Embrapa Arroz e Feijão, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e as Diretorias de Extensão do IF Goiano, realiza o “II Seminário: Agricultura Familiar e mercado de trabalho”, com o objetivo de informar os participantes sobre as políticas públicas destinadas à agricultura familiar e despertar nos estudantes a oportunidade de mercado de trabalho com a agricultura familiar. O seminário visa, ainda, contribuir para maior aproximação entre o IF e as instituições representativas da agricultura familiar, aperfeiçoando o processo de construção de uma rede de transferência de tecnologia para os sistemas de produção desse segmento. Os trabalhos acontecem sempre nos Campus do IF e as cidades e respectivas datas são: Urutaí (21/10, à tarde), Morrinhos (22/10, à tarde), Rio Verde, (23/10, à tarde), Iporá (24/10, pela manhã), Ceres (25/10, pela manhã).
Nos dias 22 e 23 de outubro, à noite, a Embrapa Arroz e Feijão se fará presente com o Minicurso “Práticas de Implantação de Sistema Agroflorestal”, ministrado pelo Dr. Agostinho Dirceu Didonet, pesquisador da Unidade, às 19h, com repetição às 21h (esse segundo horário só acontecerá no dia 22).
Com o tema “Indicadores de qualidade física do solo: determinações e interpretações para solos do Cerrado”, o Engenheiro Agrônomo João Carlos Medeiros, pós-doutorando, bolsista da Embrapa Arroz e Feijão, vai explanar para os estudantes do curso de Agronomia e áreas afins, sobre a preocupação com o uso sustentável dos recursos naturais, mais especificamente solo e água, que tem se constituído em assunto de crescente relevância, em razão do aumento das atividades antrópicas. Esta oficina acontece no dia 25, das 19 às 21h30.
Ainda relacionado com a Semana Nacional/Estadual de Ciência e Tecnologia, mesmo antecedendo a abertura desse evento, foi realizada a Conferência: “As Diferentes Modalidades do Conhecimento”, com o Dr. Adriano Duarte Rodrigues, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa FCSHUNL – Portugal. O evento, coordenado pelo analista de Comunicação da Embrapa Arroz e Feijão, Hélio Augusto de Magalhães, aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, da Universidade Federal de Goiás-UFG, no Campus Samambaia, em Goiânia.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura