Embrapa apresenta novas cultivares de citros de mesa

05.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Divulgar os benefícios das novas cultivares de laranjas e tangerinas é o objetivo do Dia de Campo que tem como tema “Citros de mesa”. O evento promovido pela Embrapa Transferência de Tecnologia, por meio do Escritório de Negócios de Goiânia, será nesta quinta-feira (06/08), em Cristalina/GO.

O evento terá início às 11h, na fazenda Água Limpa.

Bastante populares no Brasil, os citros - ou seja, as laranjas e tangerinas - encontram-se entre as frutas mais consumidas no país. Além de grande consumidor, o Brasil destaca-se também por sua excelência na produção de laranjas destinadas à fabricação de suco, dominando cerca de 85% do mercado internacional. Por outro lado, o segmento de produção desses citros para consumo como fruta fresca tem ficado em segundo plano.

Pensando em ocupar esse segmento do mercado, pouco explorado no Brasil, a Embrapa Transferência de Tecnologia, com apoio financeiro do CNPq e participação do IAC - Instituto Agronômico, Embrapa Clima Temperado, Ceagesp e Coopadap, criaram o projeto “Avaliação, difusão e promoção de novas variedades de citros de mesa”.

O Dia de Campo em Cristalina faz parte desse projeto, que tem como objetivo identificar novas variedades de laranjas e tangerinas para consumo /in natura/ com potencial para difusão e promoção em diferentes regiões do país.

A validação dessas novas cultivares é feita através de Unidades de Observação implantadas em seis estados brasileiros. Cristalina é uma das cidades que possuem uma dessas UOs. Ao todo são 18 novas cultivares provenientes da Embrapa e do IAC, sendo cinco de laranja e 13 de tangerinas, incluindo variedades sem sementes e com épocas de maturação diferenciadas. “Com essas novas cultivares, o produtor tem condições de produzir de março a novembro, o que permite sua comercialização fora da época dos materiais já cultivados atualmente”, explica Rogério Borges, coordenador do projeto lotado no Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Londrina (PR).

O objetivo final do projeto, segundo Borges, é promover o cultivo regional dessas novas variedades de citros de mesa não só entre os produtores, mas também entre atacadistas, varejistas, fornecedores de insumo, técnicos da extensão rural entre outros.

Programação – A programação do dia de campo inclui a apresentação de nove variedades novas de citros de mesa, entre laranjas e tangerinas. Durante o evento serão abordados aspectos técnicos das novas variedades, pelos pesquisadores Roberto Pedroso, da Embrapa Clima Temperado, e João Meneguci, da Embrapa Transferência de Tecnologia.

Eduardo Pinho Rodrigues

Embrapa Transferência de Tecnologia

(61) 3448-4510 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025