Embrapa apresenta experiências com adubos verdes em dia de campo em seu sítio agroecológico

10.05.2011 | 20:59 (UTC -3)

Em 3 de maio de 2011, das 8 às 17h, na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), aconteceu um dia de campo sobre aplicações de adubos verdes e seus efeitos na melhoria da fertilidade do solo. O evento contou a participação de 52 pessoas representando os seguimentos de agricultores, técnicos e estudantes.

 

A experiência com adubos verdes no Sítio Agroecológico de Jaguariúna foi iniciada em 2008 sob a orientação de Edmilsom Ambrosano, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA, no âmbito de um projeto multi-institucional que visa a manutenção de uma área demonstrativa, tendo em vista a disseminação de tecnologias e conhecimentos de base agroecológica.

 

O dia campo foi realizado em quatro etapas, cada uma ilustrando uma tecnologia aplicada no Sítio Agroecológico. A primeira técnica refere-se à utilização de adubos verdes em áreas de recomposição florestal adotando-se o consórcio de leguminosas com as espécies florestais nativas. Um outro manejo apresentado foi o emprego de adubos verdes na fruticultura. A terceira tecnologia considera a importância de leguminosas e gramínea (girassol) integrados a sistemas agroflorestais. Por último, foram apresentadas dinâmicas de utilização de máquinas e implementos agrícolas no manejo de adubos verdes.

 

“O papel do Sítio Agroecológico é apresentar os princípios e demonstrar tecnologias que contribuam para o processo de transição agroecológica, utilizando instrumentos de comunicação que promovam a aprendizagem de públicos diversificados interessados no tema”, explica Francisco Corrales, técnico da Embrapa.

 

De acordo com ele, a partir de uma base de parcerias com instituições de pesquisa, ensino e extensão, além de representação dos agricultores pretende-se consolidar e ampliar o conjunto de tecnologias instaladas nesta área demonstrativa.

 

As instituições parceiras do projeto são: Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA, Associação de Agricultura Natural de Campinas – ANC, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – Cati, Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - Esalq/USP e Prefeitura Municipal de Jaguariúna.

 

Cristina Tordin

Embrapa Meio Ambiente

(19) 3311-2608

cris@cnpma.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025