Iea e Cati divulgam previsões e estimativas das safras agrícolas do Estado de São Paulo
O público do Distrito Federal vai ter a oportunidade de conhecer as pesquisas desenvolvidas pelos cientistas da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária para conservar as plantas, animais e micro-organismos de importância para a sustentabilidade do agronegócio. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Empresa, localizada em Brasília, DF, promove nos dias 22 e 25 de novembro, de 9 às 11h30, a exposição "A nova Arca de Noé" aberta ao público e com entrada franca.
Nesse evento, que é comemorativo aos 36 anos de existência da Unidade, o público da capital federal vai conhecer o trabalho dos cientistas da Embrapa para conservar plantas, animais e micro-organismos. Assim como Noé, que construiu uma arca para salvar os animais do dilúvio, os pesquisadores também lutam contra as adversidades atuais, como mudanças climáticas, desmatamentos e queimadas, entre outros, para coletar, caracterizar e conservar plantas, animais e micro-organismos, com o objetivo de garantir a segurança alimentar das gerações atuais e futuras.
O trabalho dos Noés modernos começa com expedições de coleta, que são realizadas sistematicamente em todas as regiões brasileiras. Depois, as espécies coletadas são caracterizadas através de modernas ferramentas genômicas, que permitem conhecer a fundo os seus DNAs. O propósito é conservar a maior variabilidade genética possível e colocá-la à disposição dos programas de melhoramento genético para o desenvolvimento de novas cultivares com características de interesse agronômico.
A natureza é um enorme banco de genes e os cientistas sabem que, nela, podem estar as respostas para vários problemas que incomodam os produtores rurais e o público de forma geral, como pragas e doenças que atacam culturas agrícolas, seca e outros estresses climáticos.
Conservação vegetal
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia possui hoje o maior banco genético vegetal do Brasil e da América Latina, com mais de 100 mil amostras de sementes de importância socioeconômica. Essas sementes são conservadas em câmaras frias a 20º abaixo de zero, onde podem permanecer por até 100 anos, desde que sejam feitos periodicamente testes para testar a sua capacidade de germinação.
As espécies que não suportam baixas temperaturas são conservadas em tubos de ensaio em câmaras refrigeradas. Essa metodologia é chamada no meio científico de conservação in vitro. Como exemplos, podem ser citadas: mandioca, aspargo, batata-doce, morango e baunilha, entre outras.
Conservação animal
Na Arca de Noé da Embrapa, encontram-se raças de animais domésticos de interesse zootécnico que estão ameaçadas de extinção pelos cruzamentos indiscriminados com outras raças consideradas mais produtivas. São bovinos, equinos, bubalinos, asininos, ovinos, suínos e caprinos que se encontram no Brasil desde a época da colonização e, por isso, adquiriram características de rusticidade e adaptabilidade ao longo dos séculos que podem ser muito importantes para programas de melhoramento genético.
Conservação de micro-organismos
A Embrapa investe também na conservação de estirpes nativas de micro-organismos (vírus, bactérias e fungos), que são prospectadas na biodiversidade e mantidas em coleções biológicas. O objetivo é garantir material genético microbiano para estudos de aplicação no agronegócio e setores produtivos relacionados.
Os micro-organismos podem ser utilizados como agentes de controle biológico de pragas e insetos vetores de doenças; agroindústria; indústrias de alimentos e agroenergia e produção animal.
A entrada é franca e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia fica no Parque Estação Biológica, final da Av. W5 Norte, atrás da 2ª DP, em frente à antiga Câmara Legislativa.
Mais informações no endereço http://www.cenargen.embrapa.br/cenargenda/eventos2010/1110_novaArcaNoe.htmlhttp://www.cenargen.embrapa.br/cenargenda/eventos2010/1110_novaArcaNoe.html
Fernanda Diniz
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
(61) 3448-4769 e 3340-3672
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura