Embrapa Amazônia Ocidental recebe propostas de inovação aberta até 13 de fevereiro

Até o dia 13 de fevereiro de 2022 é o prazo limite para envio de propostas de empresas e/ou instituições; diversas áreas de pesquisa são contempladas no edital

18.01.2022 | 14:06 (UTC -3)
Embrapa

Até o dia 13 de fevereiro de 2022 é o prazo limite para envio de propostas de empresas e/ou instituições (associações e ou cooperativas) do setor produtivo para seleção de projetos de inovação aberta, conforme edital lançado pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM). As propostas de inovação aberta são para as áreas de culturas industriais, fruticultura, olericultura, piscicultura, sistemas integrados de produção e desenvolvimento de bioinsumos.

De acordo com o edital 01/2021, “inovação aberta” refere-se à introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e/ou social de criações obtidas, geradas e/ou desenvolvidas em parceria com outras instituições, a fim de melhorar o desenvolvimento de produtos e processos, prover melhores serviços para a sociedade, aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado.

As propostas selecionadas serão posteriormente construídas em conjunto pelo parceiro proponente e pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, como projeto de parceria técnico-científica no formato de inovação aberta. A parceria público-privada será formalizada por meio de um acordo de cooperação técnica entre a Embrapa e o parceiro selecionado. A Embrapa Amazônia Ocidental aplicará recursos financeiros de até R$ 400 mil (quatrocentos mil), na rubrica custeio, distribuídos entre as propostas aprovadas.

A seleção das propostas se dará em duas etapas. A primeira é qualificatória, considerando os critérios de conformidade descritos no edital. A segunda etapa, classificatória, considerará o mérito técnico-científico: originalidade, em relação a outras soluções disponíveis no mercado; impacto econômico, como diminuição de custos, aumento de produtividade, entre outro; impacto ambiental, como práticas conservacionistas; impacto social: melhoria da produção, segurança alimentar, melhoria das condições de vida e organização comunitária; mercado/público-alvo, como área de adoção e/ou número de usuários.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para 28 de fevereiro. O prazo para interposição de recursos é até 4 de março e 14 de março é a divulgação do resultado final pós-recursos.

O edital, demais documentos e o formulário eletrônico para envio das propostas estão disponíveis no site da Embrapa Amazônia Ocidental, na página sobre o assunto no endereço https://www.embrapa.br/amazonia-ocidental/inovacao-aberta.

O edital 01/2021 -Chamada Pública para Inovação Aberta – estabelece as seguintes linhas de pesquisa prioritárias:

  • Desenvolvimento de tecnologias, serviços, processos e produtos para fortalecimento de sistemas sustentáveis de produção de culturas agroindustriais no Amazonas ;
  • Sistemas Integrados de produção para o Amazonas
  • Integração Lavoura Pecuária Floresta com ênfase em manejo de pastagem
  • Desenvolvimento de bioinsumos para uso agrícola e industrial
  • Sistemas de cultivo de espécies produtoras de óleos essenciais na Amazônia
  • Avaliação de cultivares de fruteiras e olerícolas nas condições edafoclimáticas do Amazonas
  • Desenvolver e validar soluções tecnológicas para fruticultura e olericultura no Amazonas
  • Práticas de manejo de agentes etiológicos na criação de tambaqui
  • Produção de neo-machos para a obtenção sustentável e contínua de populações monosexo de fêmeas de tambaqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024