Embrapa Agroenergia dá os primeiros passos para implantação da gestão da qualidade

17.05.2011 | 20:59 (UTC -3)

Com a preocupação em obter resultados confiáveis e rastreados e obter ganhos de competitividade, a Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), unidade da Embrapa, vinculada ao Mapa, está implantando o sistema de gestão da qualidade baseado nos requisitos das boas práticas de laboratório – BPL e da NBR ISO 17.025.

 

Algumas ações já estão em prática. Um plano de sensibilização foi elaborado. Como primeira ação foi realizado seminário com participação dos empregados e estagiários da Embrapa Agroenergia e os membros do Núcleo de Gestão da Qualidade da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

 

Durante o evento, que aconteceu no dia 12 de maio, na sede da Unidade, foram apresentados pelo Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães a política e os objetivos da qualidade. “A gestão da qualidade com foco nos laboratórios é um compromisso dos gestores e executores”, disse o Chefe.

 

Seguindo, o Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Esdras Sundfeld falou sobre a importância da temática, o Sistema Embrapa de Qualidade - SEQ e a experiência da Empresa no tema. Foram convidados para apresentar experiências já comprovadas, a gerente da qualidade e pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Clarissa Castro, e o gerente da qualidade Rossine Messias, da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível - ANP.

 

Em relação a Embrapa, Clarissa enfatizou sobre as estratégias de implantação do sistema de qualidade, os desafios e benefícios obtidos nos laboratórios da Unidade, destacando os objetivos e as etapas. Essas etapas são denominadas de 20 passos da qualidade, salientou Castro. “Esses passos resumidos estão em um folder e detalhados em um documento na página da Unidade”, expôs a pesquisadora. Quem tiver interesse pode acessar o link http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/191190/1/ct081.pdf.

Continuando, a gerente da qualidade evidenciou os resultados obtidos em termos das modificações estruturais, procedimentos e recursos captados. Clarissa Castro finalizou sua apresentação explicando que a iminente implantação do SEQ irá reforçar as iniciativas já tomadas na Unidade e estendê-las para a Embrapa como um todo. “Ainda em 2011, temos a perspectiva de obter acreditação junto ao INMETRO de três ensaios dos laboratórios na Norma da NBR ISO 17.025”, reforçou.

 

A ANP finalizou as apresentações com o gerente da qualidade destacando a implantação da Norma e a atuação da Agência. A ANP é o órgão regulador das atividades que integram a indústria do petróleo e gás natural e a dos biocombustíveis no Brasil. De acordo com Rossine, a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade ocorreu no Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da ANP, além disso, a documentação com a solicitação da acreditação será enviada ainda este mês para o INMETRO.

 

A partir do seminário, explicou a analista da Embrapa Agroenergia, Priscila Sabaini, responsável pelas atividades da gestão da qualidade, serão realizados outros eventos para sensibilizar e treinar os empregados e colaboradores da Unidade. Para concluir, a analista enfatizou que estas ações de implantação são essenciais e a sensibilização e participação de todos é fundamental para o sucesso da gestão da qualidade.

 

Daniela Garcia Collares

Embrapa Agroenergia

(61) 3448-1581

daniela.collares@embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025