Embrapa abre inscrições para curso de formação e gestão de bancos genéticos vegetais

19.10.2010 | 21:59 (UTC -3)

Estão abertas até o dia 29 de outubro de 2010 as inscrições para o curso "Formação e gestão de bancos de germoplasma" promovido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, no período de 03 a 12 de novembro de 2010 na Unidade, em Brasília, DF. Estão sendo oferecidas 40 vagas para profissionais e estudantes de pós-graduação do Brasil e de países das Américas do Sul e Central.

 

As inscrições podem ser feitas na página de cursos da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia pelo endereço: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos.html

 

A conservação da variabilidade genética de plantas agrícolas é fundamental para a segurança alimentar e sustentabilidade do agronegócio, pois é a variabilidade que garante o desenvolvimento de variedades melhoradas geneticamente capazes de atender a demandas atuais e futuras, como, por exemplo, resistência a pestes e doenças e a estresses abióticos decorrentes de mudanças climáticas.

 

Por isso, o curso tem como objetivo aprimorar a capacidade dos participantes em conservar recursos genéticos de plantas, por meio de conhecimentos em formação e gestão de bancos genéticos, incluindo: conservação de sementes, in vitro, criogênico e ativos.

Experiência da Embrapa em conservar espécies vegetais será repassada aos participantes

 

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia tem mais de três décadas de experiência na conservação de espécies vegetais. Prova disso é que hoje possui o maior banco de conservação de sementes do Brasil e um dos maiores do mundo, com mais de 100 mil amostras de sementes de cerca de 600 espécies de importância socioeconômica.

 

Segundo o pesquisador da Unidade, Marcos Gimenes, que é um dos organizadores do curso, o fato de o curso ser realizado na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é muito positivo, por todo o conhecimento adquirido pela Unidade em estratégias e técnicas de conservação de recursos genéticos.

 

Serão ministrados aos participantes conceitos básicos e avançados e experiências praticas por profissionais capacitados e com larga vivência na área. Além disso, serão abordados também temas como as legislações nacionais e internacionais aplicadas aos recursos genéticos e o gerenciamento de recursos genéticos em institucionais nacionais e internacionais.

A equipe organizadora do curso conta ainda com os pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia: Izulmé dos Santos, Patrícia Bustamante e Marilia Burle.

 

O curso faz parte de uma iniciativa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG) de promover cursos de capacitação em diferentes atividades relacionadas à conservação e uso de recursos genéticos vegetais para profissionais do Brasil e da América Latina. Para isso, contam com o apoio do Programa Agroverde (administrado pela Embrapa e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID). O objetivo é homenagear o Ano Internacional da Biodiversidade e o Ano dos Recursos Genéticos Vegetais na Embrapa.

 

Os próximos cursos serão: "Conservação de Recursos Genéticos in situ" no período de 29 de novembro a 4 de dezembro de 2010 (inscrições até o dia 31 de outubro) e "Curso de Introdução ao Uso de Marcadores Moleculares: Teoria e Prática" entre os dias 6 e 17 de dezembro próximo.

 

As inscrições e todas as informações sobre esses cursos estão disponíveis no endereço: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos.html

 

Fernanda Diniz

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

(61) 3448-4769

fernanda@cenargen.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025