Embrapa abre inscrições para a III edição do Seminário sobre Hortaliças Leguminosas

Eventos ocorre nos dias 08 e 09 de setembro de 2022

01.08.2022 | 14:13 (UTC -3)
Embrapa

A Embrapa Hortaliças anuncia a abertura das inscrições para o III Seminário sobre Hortaliças Leguminosas que ocorre nos dias 08 e 09 de setembro de 2022. Assim como nas duas primeiras versões – realizadas em 2016 e 2018 -, a terceira edição do evento promoverá discussões em torno de avanços verificados desde então, assim como as perspectivas futuras no contexto da pesquisa, produção e mercado de hortaliças leguminosas (ervilha, feijão-vagem, lentilha e grão-de-bico) com os diferentes atores envolvidos no processo – produtores, instituições de ensino, pesquisa e extensão rural, representantes de empresas públicas e privadas e estudantes de ciências agrárias.

Abordagens envolvendo mudanças registradas no período transcorrido entre os dois primeiros eventos e o seminário em questão contam com um bom material expositivo -  em razão do acesso a mais informações sobre essas culturas, diversos projetos foram desenvolvidos em conjunto com diferentes instituições de pesquisa, outras Unidades da Embrapa e universidades. O saldo do esforço compartilhado entre esses grupos de pesquisa foi o surgimento de novas cultivares (principalmente de grão-de-bico) frutos do conhecimento de novas práticas agronômicas. 

“A nossa expectativa é não apenas apresentar esses resultados como também destacar as oportunidades que surgiram nesses últimos anos, a exemplo da dieta baseada em alimentos de origem vegetal, conhecida como 'plant based' que será, inclusive, tema de palestra durante o seminário”, discorre o pesquisador Warley Nascimento, coordenador do evento, que aponta o grão-de-bico como a leguminosa como carro-chefe dos avanços contabilizados.

“Além da evolução em termos tecnológicos, temos cultivares disponíveis, empresas produtoras de sementes, tecnologias de controle de pragas – insetos-praga, principalmente -, e as oportunidades de mercado em países asiáticos, sem esquecer que o consumo do grão-de-bico no Brasil vem registrando crescimento, comprovado pelo aumento da importação”, observa.

Um outro tema que entra na pauta de discussões diz respeito ao Zoneamento Agrícola de Risco Climático – ZARC, para a cultura do grão-de-bico e que representa inúmeras vantagens para os produtores, como indicações dos períodos de semeadura e dos níveis de riscos climáticos em cultivos de sequeiro e irrigado. “Os agricultores que seguem as recomendações do ZARC estão menos sujeitos aos riscos climáticos e ainda poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo programa de subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR)”,  acentua Nascimento.

BRS KALIFA

 Apresentada durante as comemorações de aniversário da Embrapa Hortaliças, em maio último, a cultivar de grão-de-bico BRS Kalifa será uma das atrações do seminário. Com alta produtividade – acima de 2.500 kg/ha em áreas irrigadas do Cerrado – apresenta boa tolerância a alguns insetos e a nematoides.

Vale registrar que todas as cultivares inscritas no Registro Nacional de Cultivares (RNC) do MAPA estão aptas para o plantio. Entre elas, os materiais desenvolvidos pela Embrapa Hortaliças: BRS Aleppo, BRS Cristalino, BRS Cícero, BRS Kalifa e BRS Toro.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024