Emater-RS incrementa trabalho com agroindústrias

15.06.2010 | 20:59 (UTC -3)

Os 45 escritórios municipais da Emater/RS-Ascar da região Santa Rosa/RS estão trabalhando ativamente com incentivo aos agricultores na organização e viabilização de agroindústrias familiares.

"Isto é um fato que cada vez mais torna-se necessário, especialmente para que a agricultura familiar possa se fortalecer, agregar renda, produzir alimentos de qualidade, aumentar o emprego rural, aproveitar o potencial de produção da matéria-prima animal, vegetal e artesanal, diversificar a matriz produtiva local, unir a família rural e provocar desenvolvimento", comenta a equipe local.

Atualmente, a Emater/RS-Ascar, associada a parceiros como Prefeitura Municipais, STR, Agricultores, trabalha na região com 582 agroindústrias, envolvendo 1.936 agricultores e 4.964 pessoas, gerando diretamente aos agricultores uma renda anual superior a R$ 5 milhões, além de ativar a cadeia produtiva da indústria, comércio, serviços.

As agroindústrias trabalhadas pela extensão rural na região estão relacionadas a:

Farináceos e Cana-de-açúcar em sua grande maioria. Também há agroindústrias de derivados de leite; de carnes de bovinos, suínos, aves; de compotas; de vinhos; de mandioca; de mel e derivados.

Em menor quantidade ainda existem as de vassouras; moinhos coloniais; confecções; cerealistas; schimias e geléias; produtos de limpeza; artesanatos, rações, ovos, sucos e licores.

Os principais problemas para implantar um maior número de agroindústrias e manter viáveis as atuais, estão relacionados ao desconhecimento, desinteresse, contradições, falta de operacionalização, (des)cumprimento das quatro Legislações existentes: a Previdenciária; a higiênico-sanitária; a Tributária/Fiscal e a Ambiental.

Também existem problemas de produção em escala da matéria-prima; organização e comercialização dos produtos transformados; marketing; programas inadequados de agroindústrias em nível Federal, Estadual e inexistência de programa específico na maioria dos municípios; crédito rural; elaboração de projetos e plantas; embalagens e apresentação de produtos; assistência técnica insuficiente; falta capital de giro; gestão do negócio; falta entrosamento e sintonia entre os promotores de desenvolvimento; calotes na venda; falta espírito empreendedor; falta espírito cooperativo e associativista.

Mesmo assim, os profissionais da Emater/RS-Ascar, associados a outras entidades buscam assessorar, coordenar ações para que os agricultores entendam cada vez mais o processo da agroindustrialização e busquem soluções aos problemas que se apresentam, produzindo alimentos com qualidade e que tenham o sabor e a marca desta terra.

Para ampliar este entendimento, estará acontecendo no dia 17 de junho na AABB em Santa Rosa e no dia 18 de junho em São Luiz Gonzaga, na Escola Técnica, treinamentos para todas as equipes municipais da Emater/RS-Ascar dos 45 municípios da região, no sentido de elaboração de projetos técnicos necessários para ampliar o trabalho em agroindústrias.

E, no dia 16 de Junho, no centro cultural de Santo Cristo, ocorre o Seminário Microrregional de Agroindústrias com o mesmo enfoque.

Informações adicionais:

e

Fontes: Aldo Valmor Schmidt, Gerente Regional Emater Santa Rosa, e Jorge João Lunardi, Assistente Técnico Regional de Agroindústria.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025