Emater/RS-Ascar terá novo escritório para atender às regiões do Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea do RS

19.10.2012 | 20:59 (UTC -3)
Vanessa Almeida de Moraes

Prefeitos, lideranças, representantes de sindicatos de instituições de ensino e imprensa estiveram reunidos nesta sexta-feira (19/10), no auditório da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Frederico Westphalen. A pauta foi a nova regionalização da Emater/RS-Ascar, que propõe a criação de um Regional nos Coredes Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea. Na oportunidade, foi feito o debate entre os presentes para a definição do município sede do novo escritório regional.

No encontro, a maioria dos presentes sugeriu que a sede ficasse no Corede Médio Alto Uruguai, no município de Frederico Westphalen ou Rodeio Bonito, que contaram com a presença dos seus respectivos prefeitos eleitos, Roberto Felin Júnior e Nilson Dal Cortivo. Ficou acertado que o gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Milton Rossetto, e o supervisor regional, Leonir Bonavigo, juntamente com os dois prefeitos e um representante do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Médio Alto Uruguai (Codeter), farão uma avaliação técnica junto aos municípios candidatos para, com critérios técnicos, chegar a uma definição.

De acordo com o presidente da Emater/RS, Lino De David, a proposta da reunião é uma forma democrática e transparente de decidir a sede do novo regional da Instituição. “A nova regionalização, pelos Coredes, é uma adequação à estrutura que o Estado adota, seguindo a lógica da divisão regional pelos Conselhos de Desenvolvimento, bem como visando aproximar a gestão administrativa às realidades locais e regionais”, explicou De David.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, que também participou da reunião, o debate e a disputa são positivos, mas devem ser salutar, visando ao desenvolvimento. “Coloquem na balança o que é melhor para a região, qual o local mais adequado. O importante é que a região vença. A democracia é um caminho difícil, a região precisa se desafiar”, disse.

Na oportunidade, o presidente da Emater/RS, Lino De David, apresentou alguns comparativos entre os Coredes, como número de estabelecimentos rurais, taxa de ruralização, densidade demográfica, área média dos estabelecimentos agropecuários, entre outros.

Diversas manifestações parabenizaram as atitudes da direção da Emater/RS-Ascar, tanto de criar os novos regionais, quanto de trazer para o debate a decisão da sede regional. Entre as propostas ofertadas pelos prefeitos presentes esteve o oferecimento de sede física para instalação do escritório. De David ressaltou a importância de telecomunicação eficiente, em especial a internet, presença de órgãos de governo e representações e logística de alimentação e hospedagem, além das relações com as parcerias.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025