Emater/RS-Ascar sedia Reunião Técnica sobre Plantas Biotivas

20.10.2011 | 21:59 (UTC -3)
Raquel Aguiar

Um espaço de discussão sobre plantas medicinais, aromática e condimentares no Estado é no que a organização pretende transformar a 6ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas, que se realizará na Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, nos dias 26 e 27 de outubro. As inscrições para o evento são gratuitas e já estão abertas no site

.

Durante os dois dias do evento vários palestrantes estarão contribuindo com suas experiências e vivências em painéis como: Identificação botânica das plantas bioativas de interesse e estratégias; Produção de base ecológica de plantas medicinais, aromáticas e condimentares; Controle de qualidade e beneficiamento das plantas medicinais, aromáticas e condimentares; e Mercado e processos de comercialização. “Vamos discutir o trabalho de identificação dessas plantas, formas de produção, o beneficiamento e os mercados, inclusive os institucionais”, comenta a assistente técnica estadual da Emater/RS-Ascar em plantas bioativas, Ana Valls. Durante o evento haverá exposição de plantas e sementes.

Desde 2006 o Rio Grande do Sul conta com uma política estadual para a fitoterapia e plantas medicinais, que recebem incentivos também em nível nacional, por meio de Decreto, para serem usados no Sistema Único de Saúde. A Emater/RS-Ascar está inserida no processo, orientando os agricultores familiares na produção, seja das plantas condimentares, seja nas fitoterápicas, ou ainda como “insumo agrícola, já que algumas plantas podem ser usadas na produção de um alimento orgânico”. “Esse tipo de produção é muito mais voltada para a agricultura familiar, principalmente quando se tratam de fitoterápicos para a utilização na saúde pública que requer uma produção dentro de uma visão ecológica, com um cuidado maior”, afirma Ana Valls.

Histórico

Com a convicção de que as plantas bioativas são relevantes para a saúde e o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul, e levando em conta sua importância histórica, eficácia e fácil acesso pelo uso popular, um grupo de pessoas iniciou em 2005 a construção de encontros anuais para ampliar o assunto no Estado, com o objetivo de articular nos seus diferentes segmentos, estimular e organizar a cadeia produtiva (produção/comercialização) da plantas medicinais, aromáticas e condimentares, integrando pesquisa, ensino e extensão. A partir de uma viagem de estudos aos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo e curso de capacitação, alguns extensionistas da Emater/RS-Ascar resolveram criar um espaço de reuniões técnicas.

Dessa iniciativa surgiu o primeiro encontro, apoiado por algumas entidades e diferentes profissionais, desde o pesquisador até o agricultor, formando uma rede multidisciplinar, compartilhando depoimentos, palestras, exposições e experiências, envolvendo o tema das plantas medicinais.

Fazendo parte da proposta, a cada ano uma entidade recebe o evento. Em 2011 a Emater/RS-Ascar volta a sediar a Reunião em seu auditório, no Escritório Central, na Rua Botafogo, 1051, Bairro Menino Deus, Porto Alegre/RS.

Dia 26

8h – Confirmação inscrições e recebimento de material

8h30min – Solenidade de abertura

9h30min – Painel - Identificação botânica das plantas bioativas de interesse e estratégias - Diversidade de Mikania – guacos – Profª Drª Mara Ritter - UFRGS. Espécies nativas de poejo e outras Lamiaceae – Prof. Dr. Sérgio Bordignon – Unilasalle – Canoas. Projeto Telefarmácia – Viabilização da capacitação de profissionais de saúde na identificação correta de plantas medicinais e suas interações com fitoterápicos e medicamentos – Profª Drª. Marlise Araújo dos Santos – PUC/RS. Plantas do futuro e o bioma Pampa - Prof. Dr. Paulo Brack – UFRGS.

11h30min – Debate com participação do público

13h30min- Tribuna Livre

14h – Painel – Produção de base ecológica de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Sementes: sua importância nos sistemas de produção de base ecológica. Eng. Agr. Eitel Dias Maicá, BIONATUR Sementes Agroecológicas, e José Andrei, Diretor de Planejamento, ISLA Sementes Ltda. A utilização de plantas bioativas como estratégia à transição agroecológica – Biol. Ms. Patrícia Lovatto – Doutoranda PPGSPAF/UFPel. Cultivo e manejo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares no Jardim Botânico - Porto Alegre-RS – Pedro Ernesto Sanhudo da Cunha – FZB. Dados sobre Hortos Comercial e Comunitário no RS – Farmª Ana Maria Daitx Valls Atz - Emater/RS-Ascar.

16h30min – Debate com participação do público.

Dia 27

9h – Painel – Controle de qualidade e beneficiamento das plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Legislação sobre droga vegetal – A situação frente a RDC 10/2010. As Farmacopéias do Brasil e do Mercosul – Referências e normas para trabalhos com plantas medicinais. Farmª Ms. Rafaela Marin – Doutoranda PPGCF – UFRGS. Aspectos importantes relacionados à secagem de plantas medicinais. – Eng. Agr. Ms. Martin Wanderer – Emater/RS-Ascar. Produção biodinâmica e beneficiamento de chás e temperos. Produtor Jorge Edgar Furtado Volkmann – EDKA, Sentinela do Sul/RS.

11h30min – Debate com participação do público._

13h30min – Painel - Mercado e processos de comercialização. Alimentos nutracêuticos: novas perspectivas para a produção e comercialização de plantas bioativas – Profª Drª Signorá Peres Konrad. As necessidades de plantas medicinais no SUS – Revisão da lista de medicamentos básicos no RS - Farmª Irene Prazeres – CPAF/SES-RS. Indústria local de fitoterápicos – Thômaz Nunnenkamp- SINDIFAR. Comercialização direta e certificação participativa de plantas medicinais, aromáticas e condimentares – OCS e OPAC Porto Alegre-Viamão. – Mary Angela Fernandes Ferreira.

16h – Debate com participação do público.

16h30min – Discussão e aprovação da proposta de Carta da 6ª RTEPB.

17h – Encerramento.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025