Tecnologias e novidades na produção de hortigranjeiros serão apresentadas durante o Hortishow
São Vicente do Sul, município da região Central do Rio Grande do Sul, que se destaca pelo cultivo da batata-doce, realiza a 24ª Feira Estadual da Batata-Doce (Fecobat). O evento ocorre nesta quarta-feira (11) até domingo (15), no Parque de Exposição. Na programação, estão incluídas atividades artísticas, feira comercial e de máquinas.
A Emater/RS-Ascar está organizando o Pavilhão da Agricultura Familiar, que de acordo com a extensionista de Bem-Estar Social, Eronita da Rocha, é um espaço onde os agricultores e feirantes do município expõem seus produtos como vinho, salame, doces secos, compotas e artesanato, além de doces elaborados à base de batata-doce. A Instituição também está presente na Feira com um estande institucional no qual apresenta o tema "Emater/RS-Ascar valoriza o espaço rural no resgate do patrimônio cultural".
Segundo Eronita, a Feira é o evento mais importante do calendário do município e recebe muitos visitantes que conhecem as riquezas do local. Participam expositores de várias regiões do Estado e há uma praça de alimentação e em parque de diversões. Além disso, no local existem dois fornos de barro nos quais são preparadas receitas com batatas-doces e a carne de porco.
No município, são cultivados 40 hectares de batata-doce, que são fonte de renda para 120 famílias, com uma produtividade média de 15 toneladas por hectare. Entre as variedades plantadas estão a da costa, americana, catarina e abóbora. “Houve, juntamente com Embrapa, pesquisas que visavam ao melhoramento da produtividade dos cultivares que hoje representam incremento na alimentação, diversificação das culturas e geração de renda para o agricultor” afirma o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Crescêncio Medeiros.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura