Emater/RS-Ascar e Norobios querem aumentar cultivo de cana nas Missões

05.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

A nova usina de etanol, que começará a ser construída até o final do ano em São Luiz Gonzaga/RS, com término programado para abril de 2012, vai gerar uma grande demanda por cana-de-açúcar na região das Missões.

Atualmente, estão plantados 200 hectares da Canasul, empresa formada por 72 agricultores da São Luiz Gonzaga e arredores. A necessidade para 2012, quando a usina começará o beneficiamento de cana e a produção de etanol, subirá para 7 mil hectares, que produzirão 55 milhões de litros de etanol/ano, fora a cogeração de 28 megawatts (MW) de energia.

Para alcançar um cultivo 35 vezes maior em apenas dois anos, o presidente da Norobios, Cláudio Morari, firmou uma parceria com presidente da Emater/RS, Mário Nascimento, para fomentar o cultivo de cana-de-açúcar na região das Missões. O termo de cooperação entre a empresa e a Instituição prevê a sensibilização e o treinamento dos agricultores pelos técnicos da Emater/RS-Ascar, tendo em vista que a produção, em princípio, deve ficar num raio médio de 20 km da usina.

O presidente da Emater/RS lembra que o perfil econômico da região das Missões está baseado no cultivo da soja, do milho e do trigo, culturas bastante vulneráveis às mudanças climáticas, especialmente à seca. “Nas últimas dez safras, sete tiveram a ocorrência de estiagem que geraram prejuízos aos produtores missioneiros. Está mais do que na hora de buscar alternativas econômicas para a região”, afirma Nascimento. “O cultivo da cana-de-açúcar certamente se tornará em uma nova matriz produtiva para as Missões, com vários benefícios extras, como a sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente e à produção de energia limpa”, comemora o presidente da Emater-RS.

Em 2015, a meta é plantar 18 mil hectares para moer 1,45 milhão de toneladas de cana, alcançando uma produção de 120 milhões de litros de etanol/ano. Toda a colheita será mecanizada. O investimento na Norobios somará R$ 320 milhões, com a geração de 2 mil empregos diretos e indiretos.

Saiba mais

Hoje, o Rio Grande do Sul consome 850 milhões de litros de álcool/ano e só a Braskem aumentará este consumo em mais 450 milhões de litros de álcool. A previsão de consumo para 2012 é de 2,4 bilhões de litros de álcool/ano. A atual capacidade instalada de produção de álcool do RS é de apenas 9 milhões de litros/ano.

Fonte: Emater -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025