BB amplia oferta de cartões para o agronegócios
Em um ano em que o setor agropecuário gaúcho foi seriamente afetado pela estiagem, com os produtores rurais ainda contabilizando os prejuízos causados pelo fenômeno climático, o tema da irrigação ganha destaque na 35ª Expointer. Foco da feira, que teve início neste sábado (25), o assunto também está sendo abordado no Caminhos da Integração, espaço da Emater/RS-Ascar no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
No local, os visitantes podem conferir a demonstração de sistemas de irrigação por gotejamento e microaspersão, além de receber orientações dos técnicos da Instituição. Um dos responsáveis pela parcela da irrigação no Caminhos da Integração, o engenheiro agrícola da Emater/RS-Ascar de Portão, Danilo Leal, explica que o objetivo é mostrar aos agricultores a viabilidade dos sistemas de irrigação para as pequenas propriedades. “A irrigação deve ser vista como uma tecnologia de produção, e não apenas como a solução para períodos de déficit hídrico”, frisa Leal.
Conforme o engenheiro agrícola da Emater/RS-Ascar, o tipo de sistema de irrigação a ser implementado depende da dimensão da área e da disponibilidade hídrica na propriedade. “Não adianta elaborarmos um projeto para 10 hectares se o volume de água disponível é suficiente para apenas cinco”, destaca Leal. “Por isso é importante o produtor investir também na reservação de água, seja através de açudes ou cisternas”, completa.
A escolha do sistema a ser adotado também depende do tipo de cultivo. “Para algumas plantas, como o tomate, a batata e o morango, mais suscetíveis a doenças fúngicas, se preconiza o gotejamento”, afirma Leal. No espaço, também está sendo demonstrada a irrigação por aspersão em malha. “É um sistema que requer um pouco de mão de obra, já que há a necessidade mudar o aspersor de lugar, mas traz grandes benefícios ao produtor e é um dos mais baratos”, frisa. O baixo custo da irrigação em malha deve-se, conforme Leal, ao fato de se trabalhar com uma vazão reduzida, necessitando de tubulações menores e de um motor menos potente.
Os produtores interessados em implementar sistemas de irrigação em sua propriedade e informar-se sobre os programas governamentais ligados ao tema devem procurar o escritório local da Emater/RS-Ascar.
A 35ª Expointer será realizada até o dia 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura