Emater-MG promove seis cursos on-line durante a Semana de Integração Tecnológica (SIT)

Evento teve início nesta segunda-feira, em Sete Lagoas

09.05.2022 | 13:55 (UTC -3)
Assessoria de Comunicação – Emater-MG

A partir desta terça-feira (10/5), terão início os cursos promovidos pela Emater-MG durante a 14ª Semana de Integração Tecnológica (SIT). Os técnicos da empresa irão ministrar seis cursos nas áreas de bovinocultura, fertilização do solo, olericultura e energia solar fotovoltaica. Todos serão em formato virtual e com vagas limitadas.

Com o tema “Desenvolvimento regional, inclusão socioprodutiva e empreendedorismo”, a Semana de Integração Tecnológica, que começou nesta segunda-feira (9/5), na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, terá atividades presenciais e virtuais. A programação é diversificada, com seminários, dias de campo, cursos e palestras, até o dia 13.

Criada em 2008, a SIT é um evento de Transferência de Tecnologia que busca impulsionar o setor agropecuário e tem se consolidado como importante estratégia para o desenvolvimento regional.

Os cursos da 14ª SIT abordam assuntos variados, como pecuária, agricultura de precisão, máquinas agrícolas, técnicas de produção orgânica, manejo de irrigação, fabricação de laticínios, propagação de hortaliças e implantação de pomares.

Dias de campo, palestras e seminários têm inscrições gratuitas. Haverá dois dias de campo presenciais (sobre bioinsumos e sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), e um virtual (sobre tecnologias para cria e recria de bezerros).

A programação completa da Semana de Integração Tecnológica pode ser conferida no site www.sitintegracao.com.br. As inscrições devem ser feitas para cada atividade selecionada pelo participante.

A SIT é uma realização da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), do Sistema Faemg (Faemg/Senar/INAES/Sindicatos) e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Diversas instituições apoiam a realização da SIT, a fim de integrar os vários setores que compõem o segmento agropecuário. Entre elas, a empresa Bioma, a Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), a KWS Sementes, a NOOA Brasil e o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL).

Cursos da Emater-MG

Produção e processamento da mandioca de mesa

Dia: 10 de maio

Horário: 8h às 12h

Descrição: Técnicas de produção eficiente de mandioca e o seu processamento pós-colheita, visando a comercialização do produto

Técnicas de produção orgânica (rochagem)

Dia: 10 de maio

Horário: 13h às 17h

Descrição: Descrição das diferentes técnicas de aplicação de rocha em pó na produção orgânica, para aumentar a atividade biológica e a fertilidade do solo.

Produção e alimentação do rebanho leiteiro com diferentes tipos de silagem

Dia: 11 de maio

Horário: 8h às 12h

Descrição: Descrição de aspectos relevantes para a produção e ensilagem de diferentes tipos de forragem, e descrição das características destes alimentos para seu fornecimento ao rebanho leiteiro

Manejo de pragas e doenças em olerícolas

Dia: 12 de maio.

Horário: 13h às 17h

Descrição: Conceitos sobre pragas e doenças, ocorrência, manejo integrado, boas práticas na produção, sistemas de certificados de produção de hortaliças, rastreabilidade de produtos vegetais frescos (IN02)

Tratamento de dejetos bovinos para uso de biofertilizantes na melhoria de pastagens

Dia: 13 de maio

Horário: 8h às 12h

Descrição: Poluição e contaminação da água e do solo por dejetos bovinos não tratados, uso da esterqueira como forma de manejo de dejetos, fertirrigação com biofertilizantes.

Energia fotovoltaica

Dia: 13 de maio

Horário: 13h às 17h

Descrição: Fundamentos básicos sobre a geração distribuída da energia solar fotovoltaica. Organização do processo de geração e distribuição no campo e na cidade.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024