Preços: queda de 0,98% na terceira quadrissemana de novembro
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), pioneira em completa 60 anos no dia 6 de dezembro de 2008. No dia 4 de dezembro, às 20 horas, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais fará uma Reunião Especial em homenagem aos 60 anos da Emater-MG. A empresa é um dos principais instrumentos do Governo do Estado de Minas para a criação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável (atuando nas mais diversas áreas, como econômica, social, ambiental e cultural).
O Minas Sem Fome é um exemplo claro. Executado pela Emater-MG, o Minas Sem Fome é um dos projetos estruturadores do Governo de Minas e foi criado para garantir a segurança alimentar e nutricional de pessoas das áreas rural e urbana em situação de vulnerabilidade social. As ações do programa reduzem a pobreza das comunidades, resgatam a cidadania dos beneficiados e criam oportunidades de emprego e de produção do próprio alimento.
Após análise e aprovação de projetos apresentados por prefeituras e conselhos de desenvolvimento rural para implementação de ações nas áreas de horticultura, criação de pequenos animais e agroindústria, a Emater distribui insumos e presta assistência técnica às famílias. Além disso, os extensionistas orientam sobre a melhoria dos hábitos nutricionais e diversificação da produção, visando à ampliação da renda familiar com a venda do excedente da produção.
COMBATE À POBREZA RURAL
Desde que foi criado, em 2004, o Minas Sem Fome vem beneficiando em média 300 mil famílias ao ano, com investimentos de R$ 52,4 milhões do Governo de Minas. São milhares de hortas, pomares, lavouras e criação de pequenos animais. Em 2007, o programa entrou em nova fase, com a implantação de agroindústrias artesanais e tanques de resfriamento de leite, além de abastecimento de água no semi-árido mineiro e capacitação de jovens rurais. Com essas ações, a Emater-MG garante aos agricultores familiares condições de participar mais do mercado e fomentar o seu próprio desenvolvimento.
Tudo isso somente é possível com o empenho dos extensionistas rurais. Em todo o país, são cerca de 16,5 mil profissionais, cuja importância vem sendo reconhecida pelo Governo federal. No Plano Safra 2008/2009, a ampliação dos recursos para o setor será de 230%, o que permitirá ampliar o total de extensionistas para 30 mil. Nos últimos cinco anos, o volume de recursos destinado aos serviços de assistência técnica aos produtores aumentou 1.270%.
Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Emater-MG tem hoje 2,2 mil empregados, sendo mais de 1,6 mil prestando atendimento direto aos produtores no campo, em 92% dos municípios mineiros.
Pioneira em seu setor no Brasil, a Emater de Minas Gerais consolidou posição de destaque no desenvolvimento da agropecuária do Estado e até do país. Várias práticas que hoje são rotineiras para os produtores rurais foram difundidas pelos extensionistas, como o uso do milho híbrido, além da inseminação de bovinos e a técnica de confinamento do gado, que resultaram em expressivos ganhos de produtividade.
A empresa desenvolveu também, ao longo dessas seis décadas, importantes trabalhos na área de bem-estar social como orientações para o uso do filtro doméstico e de fossas secas e estímulo para a formação de hortas e pomares domésticos para melhoria da nutrição das famílias rurais.
Miriam Fernandes
Emater-MG
(31) 3349-8241
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura