Setor forrageiro denuncia pirataria de sementes
Em comemoração ao aniversário de 242 anos da cidade, a Câmara de Vereadores de Piracicaba entregou o título de “Cidadão Piracicabano” a Roberto Cano de Arruda, engenheiro agrônomo formado pela ESALQ em 1963.
A cerimônia ocorreu sábado (1º/08), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, localizado na rua Alferes José Caetano, 834.
Confira, abaixo, artigo de Antonio Roque Dechen, diretor da ESALQ, em homenagem a Roberto Cano de Arruda
Piracicaba recebe, neste lº de agosto, como cidadão piracicabano, um dos ilustres agrônomos formado na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (F-63). Piracicabano de coração, Roberto Cano de Arruda tem, hoje, seu mérito oficialmente reconhecido pela concessão do título outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores. Nessa mesma Câmara, que ora lhe homenageia, o engenheiro passou por um momento histórico de consagração, enquanto orador oficial da concessão do mesmo título ao ex- presidente da República, Juscelmo Kubstchek de Oliveira.
De acadêmico a líder estudantil, há muito o que contar de sua passagem pela ESALQ e pelo CALQ. Seu marco mais edificante na presidência do CALQ, entre 1960 e 1963, foi a participação na construção de sua sede na rua Voluntários de Piracicaba. Outra ação de sucesso foi a coordenação do primeiro programa de estágio e treinamento para estudantes de agronomia, de abrangência nacional, com apoio do governador Adhemar de Barros, em cooperação com o Ministério da Agricultura, iniciativa esta que tornou-se embrião do Projeto Rondon. Suas habilidades administrativas foram complementadas pela segunda graduação em Administração, pela Faculdade de Ciências Econômicas e de Administração da Universidade Mackenzie, esmerando-se sempre em cursos de extensões universitárias. Entre eles, Desenvolvimento Rural, na ESALQ; Anual Internacional Interdisciplinário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Bogotá (Colômbia).
Transitou em diversas posições como assistente, assessor, coordenador, chefe de gabinete, delegado, diretor ou secretário de Estado, deixando sua valiosa contribuição nas Secretarias da Agricultura e da Indústria, Comércio Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, no Ministério da Agricultura no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, no Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e em outras dezenas de ocasiões. Nos domínios da ESALQ, foi presidente do Conselho Curador da Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (FEALQ); membro da Congregação e da Associação dos Ex-alunos. Integrou-se à Associação dos Engenheiros Agrônomos e ao Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, à Sociedade Brasileira de Economistas Rurais (SOBER) e foi diretor da Sociedade Rural Brasileira.
Como observador de problemas agrários, esteve na Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela, Chile, Costa Rica e México. Em viagens técnicas, pela FAO/ONU, representando o governo brasileiro, observou sistemas de planejamento regional na Itália, Egito, Índia, Espanha, Holanda e Bélgica-Bruxelas junto à Comunidade do Mercado Comum Europeu. Em missão de cooperação técnica pelo governo brasileiro, foi observador da incidência da ferrugem dos cafeeiros na Colômbia, El Salvador, Costa Rica e Nicarágua e, em missões econômicas empresariais, pelo governo do Estado de São Paulo, estimulou exportações à Arábia Saudita - Iraque, Colômbia, Paraguai, México, Canadá e Japão.
Sintonizado com os problemas energéticos participou de pesquisas com vistas ao Programa Nacional de mini e micro destilarias de álcool, ao Rezoneamento das áreas para implantação de destilarias de álcool e da Biomassa florestal como fonte de energia alternativa para substituição do óleo combustível. Registram-se, ainda, a esta personalidade singular indicada como Engenheiro Agrônomo do Ano pela AEASP, em 1995, o Diploma de Mérito, Medalha Comemorativa aos 60 anos e título de Presidente Honorário do CALQ; paraninfo dos formandos da ESALQ em 1980 e 2009; engenheiro
Finalmente, é empresário bem sucedido das áreas de citricultura, suinocultura e cafeicultura, com propriedades nos municípios paulistas de Iara e Porto Feliz. Assim, a ESALQ homenageia e parabeniza o cidadão piracicabano e esalqueano de coração, Roberto Cano de Arruda.
Professor Antonio Roque Dechen,
Diretor da ESALQ
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura