Eficiência da tecnologia Powercore é destacada por produtores durante a safrinha da região Sudeste

29.04.2015 | 20:59 (UTC -3)

Lançado em 2012, Powercore, tecnologia inovadora para o controle das principais pragas do milho, apresentou na safra 2013/2014 resultados que comprovam sua qualidade genética no desempenho de híbridos adaptados à safrinha.

Nesta safra, a tecnologia Powercore está disponível em 11 híbridos de milho. Para Aldenir Sgarbossa, líder de Marketing da Dow AgroSciences, os ganhos expressam a excelência genética: “Hoje alcançamos o melhor equilíbrio entre portfólio e consistência de resultados com biotecnologia”.

Com múltiplos modos de ação, Powercore alia o controle de algumas das principais pragas do milho à tolerância a dois tipos de herbicida, o glifosato e glufosinato. Entre as pragas mais recorrentes que são controladas pela tecnologia, destacam-se Broca-do-colmo (Diatraea saccharalis), Lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea), Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus) e Lagarta-rosca (Agrotis ipsilon).

Produtores destacam a eficiência da tecnologia no controle da Lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), espécie com alta incidência na região Sudeste. Juliano Pereira Resende, produtor de Minas Gerais, destaca que nesta safra as plantas cresceram mais vigorosas, graças à eficiência no controle que a tecnologia oferece. “Para nós, em termos de resultados, o diferencial positivo da Powercore é muito visível em relação a outras tecnologias que já usamos na propriedade. Tivemos bom controle das pragas e aumento de produtividade”, afirma.

A tecnologia já estabelecia no seu lançamento um aumento na produtividade das lavouras de milho entre 5% e 10%, dependendo do nível tecnológico da lavoura e condições climáticas. Com desempenho acima da média de mercado, em 2014, Powercore atingiu a marca de 2 milhões de sacas vendidas.

Um dos principais diferenciais da tecnologia Powercore é a inserção de três diferentes proteínas Bt. Com isso, a possibilidade da praga-alvo desenvolver resistência simultânea para essas três proteínas é reduzida drasticamente.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025