Economia ganha importância para viabilidade dos sistemas de produção da pecuária

16.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

As margens de lucratividade da produção agropecuária têm se tornado, ao longo dos anos, cada vez menores. O conhecimento de aspectos econômicos da produção passa a determinar os rumos que levarão o produtor a obter lucro ou prejuízo na sua atividade. Esse é o tema do segundo módulo do XI Congresso sobre Manejo e Nutrição de Bovinos. O evento é uma iniciativa do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), e será realizado nos dias 27 e 28 de novembro, no Auditório do IAC (Campinas/SP).

"Boa parte dos pecuaristas e muitos técnicos nem sempre dão o devido valor aos aspectos econômicos do agronegócio", comenta Aliomar G. Silva, integrante do Comitê de Bovinos do CBNA. Nesse sentido, as palestras desse módulo do evento vão abordar diferentes aspectos da visão econômica na bovinocultura. "Quando se sabe que o custo da alimentação representa importante componente do custo final da carne e do leite, os aspectos econômicos ligados à nutrição se torna muito importante", conclui Silva.

Nesse módulo, por exemplo, a palestra do professor Adilson de Paula Aguiar (FAZU -- Faculdades Associadas de Uberaba/MG) irá abordar de forma clara e precisa o lucro operacional de três diferentes sistemas de produção de bovinos de corte: extensivo, intensivo sem irrigação e intensivo com irrigação.

"As análises econômicas serão apresentadas de tal modo que o público poderá conhecer as margens de lucro de cada um dos três sistemas de produção", antecipa Marcos Baruselli, coordenador do Comitê de Bovinos do CBNA. Também serão apresentados os investimentos necessários para intensificar a pecuária, tais como adubação. Assim como os retornos econômicos da aplicação desta prática de manejo.

Inscrições antecipadas para o evento têm preços promocionais (confira no site

). Mais informações, contate: e-mail

ou ligue para (19) 3232 7518. O XI Congresso sobre Manejo e Nutrição de Bovinos conta com o apoio institucional da Asbram (Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais) e Sindirações (Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal); e tem o patrocínio da Lallemand Brasil; Phibro Saúde Animal; Premix - Nutrição de Resultados; Sanphar Saúde Animal.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025