Rondônia conhece os benefícios e as variedades de INTACTA RR2 PRO na Tecnosoy 2013
Agricultores familiares do município de Boa Vista do Tupim/BA, na região de Itaberaba participam na próxima segunda-feira (4), de um curso sobre técnicas para o cultivo do abacaxi. A capacitação é promovida pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), através da Gerência Regional de Itaberaba. As aulas acontecem na Associação de Moradores do Assentamento de Barra Verde, na zona rural do município.
O curso tem como objetivo capacitar agricultores para trabalhar com o abacaxizeiro, ensinado as técnicas de produção para o manejo adequado da cultura. O gerente regional da EBDA, Paulo Roberto Pina, explica que a cultura pode se tornar altamente rentável quando conduzida adequadamente. “A região já tem potencial produtivo para o abacaxi, o momento é de expandir a cultura para todas as comunidades rurais e assim garantir emprego e renda para os produtores”, disse Pina.
Escolha da área, preparo do solo, seleção de mudas, plantio, tratos culturais e fitossanitários, colheita e comercialização são alguns dos assuntos abordados no curso, que também terá aula prática de campo. O técnico da EBDA, José Alves Bezerra será o facilitador da capacitação, que traz recursos audiovisuais, que facilitarão no aprendizado dos participantes.
“A partir deste encontro os agricultores vão obter conhecimentos técnicos e específicos para a produção de abacaxi, bem como as formas de comercialização. As aulas possuem conteúdo de fácil aprendizado e a linguagem adotada será clara e objetiva, com isso o aproveitamento será significativo”, comenta José Alves Bezerra.
Rui Barbosa, Utinga, Mucionilio Souza, Iaçu, Itaitê e Lagedinho são alguns dos municípios da região que terão capacitações como estas nos próximos meses. “Vamos levar este curso para diversas comunidades rurais. A intenção é aproximar o produtor rural da cultura do abacaxi, apresentando as inúmeras possibilidades da cultura”, assegura Paulo Roberto Pina.
Agricultores que tiverem interesse em participar dos cursos promovidos pela EBDA com a cultura do abacaxizeiro devem procurar a Gerência Regional em Itaberaba ou escritórios Locais da empresa em sua região, e ficar atento ao calendário das datas para início das aulas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura