Drakkar participa de encontro da ABPSAP

Empresa discutiu tendências de mercado, metodologias e os preços dos insumos

26.01.2022 | 17:57 (UTC -3)
Ana Laura

Encerrou-se, o VII Encontro da ABPSAP (Associação Brasileira dos Prestadores de Serviço em Agricultura de Precisão) na cidade de Goiânia/GO. Com mais de 150 empresas de Agricultura de Precisão participando, este foi o maior encontro do setor. Muitos assuntos foram discutidos, entre eles o atual cenário do mercado de fertilizantes, insumos e grãos. Entre vários destaques, o palestrante Lucas Carlos da FC Stonex apresentou uma alta média de aproximadamente 300% no preço da Uréia, Cloreto de Potássio (KCl), DAP e Super Triplo (STP) ocorrida nos últimos 29 meses.

“Esses são os principais insumos que o produtor utiliza em seu solo para torná-lo nutricionalmente viável e equilibrado. Esse aumento do valor mostra como o custo de produção está impactando no bolso do produtor e, posteriormente, poderá impactar no bolso do consumidor”, salienta Alan Acosta, CEO da Drakkar, empresa associada.

Alan Acosta
Alan Acosta

A Drakkar tem sido difusora da Agricultura de Precisão (AP) há mais de 15 anos e hoje disponibiliza ao mercado a maior equipe de profissionais especializados a fim de levar mais eficiência aos produtores rurais.

“É importante que o produtor pense que investir na gestão da fertilidade do solo de excelência lhe traz muitos benefícios no futuro”, enfatiza Acosta. “Os produtores que começaram seus projetos tecnológicos de AP há 1 ano atrás ou mais, hoje estão comprando os insumos de forma racional, sem desperdício e corrigindo o solo para que as plantas alcancem o seu máximo potencial produtivo, garantindo não só economia, mas também maiores patamares produtivos”, completa.

Dados apresentados e discutidos no evento apontam que apenas 1/3 dos produtores de grãos brasileiros adotam de forma consistente trabalhos de AP. Em um momento em que os custos de fertilizantes estão nas alturas, realizar um mapeamento da fertilidade do solo pode representar economia de fertilizantes de 10 a 50% e ainda aumentar a eficiência por quilo de adubo aplicado na quantidade certa e local correto. Hoje a taxa de retorno da AP fica na ordem de 4 a 10 vezes o valor investido, sendo que a Drakkar alcançou uma taxa de renovação de contratos de 75% em 2021 e tem uma área de influência estimada de 4 milhões de hectares.

Outros assuntos que também foram debatidos no evento trataram sobre o Mercado de Agricultura de Precisão no Brasil, Metodologias de Amostragem de Solo, Construção do Perfil do Solo, Taxa Variável de Semente, Compactação do Solo, Mercado de Carbono e Agricultura Digital.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024