Dow AgroSciences traz milho resistente a pragas para o Brasil

15.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

A Dow AgroSciences obteve da Comissão Nacional de Biossegurança (CTNBio) a aprovação de Herculex*I, tecnologia que promove controle efetivo de importantes pragas da cultura do milho. Herculex*I já é empregado com sucesso na Argentina, Estados Unidos, Canadá e outros países, informa a empresa.

A tecnologia Herculex*I refere-se a um evento de proteção contra insetos incorporado à própria planta. Ele usa o gene cry1F, vindo do microorganismo Bacillus thuringiensis (Bt), que ocorre naturalmente nos solos. Herculex*I é inofensivo para o meio ambiente, para os animais vertebrados, como peixes e aves, para os insetos úteis e para os seres humanos.

Herculex*I confere a toda a planta de milho proteção contra a lagarta-do-cartucho (

), principal praga foliar do milho. Esta proteção se estende a todo o ciclo da planta, do nascimento à colheita. Ele também proporciona controle da broca-da-cana (

). Segundo a literatura, dependendo das condições, a ação dessas pragas pode causar perdas de até 40% na lavoura.

“A proteção oferecida pelo uso da tecnologia Herculex*I representa uma importante economia para o agricultor, pois reduz e em alguns casos elimina a necessidade de pulverizações de inseticidas para as pragas controladas, sendo que no Brasil são realizadas em média três pulverizações de inseticidas por safra”, declarou o diretor de Sementes e Biotecnologia da Dow AgroSciences, Rolando Alegria. “As sementes de milho com Herculex*I conservam todas as qualidades dos híbridos da empresa, como alta produção, resistência às condições climáticas adversas, sanidade e estabilidade”, acrescentou.

Antes de ser colocada no mercado, a tecnologia Herculex*I foi testada em diversas partes do Brasil, em experimentos autorizados pela CTNBio. O plantio do milho com essa tecnologia está em pleno crescimento na Argentina e outros países e seu consumo foi aprovado sem restrições pela vários países da União Européia (UE).

O plantio das sementes com Herculex*I é feito da mesma maneira que a de outros híbridos de qualidade superior. Recomenda-se, porém, o uso dos chamados refúgios, áreas de híbridos com o mesmo ciclo, mas sem a tecnologia Herculex*I, plantados nas proximidades, visando manejo integrado de resistência a insetos.

“O milho vem assumindo importância cada vez maior no cenário nacional”, disse Alegria. “Não só está presente na produção de rações destinadas à alimentação de aves e suínos como passou a ser um importante item na pauta de exportações do país”. Ao aumentar a produtividade e o melhor uso das áreas já abertas para a agricultura, tecnologias como a do Herculex*I contribuem não só para os produtores, mas para toda a sociedade”.

Fonte ML&A Comunicações - (11) 3811-2827 | (11) 3811-2825

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025