Dow AgroSciences premia trabalhos sobre redução de deriva e traz palestrantes para o Sintag 2011

29.08.2011 | 20:59 (UTC -3)

A Dow AgroSciences será um dos destaques do Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos (Sintag), que acontecerá entre os dias 12 e 14 de setembro, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá (MT). Além de patrocinar o evento, a companhia realizará a premiação do concurso sobre melhores práticas de redução de deriva de defensivos agrícolas, e levará importantes palestrantes internacionais, destacando a relevância da preocupação com o processo de dispersão dos produtos.

"Geralmente, quando ocorre deriva, damos muito destaque ao produto que foi aplicado, deixando de considerar a tecnologia de aplicação utilizada e se o aplicador fez seu trabalho da maneira correta", diz André Guilherme Mardegan, Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e membro da banca julgadora do concurso sobre melhores práticas de redução de deriva. "É essencial saber regular e operar o equipamento de aplicação e levar em consideração as condições atmosféricas no momento da aplicação".

Nesse sentido, a Dow AgroSciences promoveu o concurso para incentivar o desenvolvimento de trabalhos científicos focados em práticas que buscam a redução da deriva de agrotóxicos. Os trabalhos foram analisados quanto a sua potencialidade de aplicação prática, inovação tecnológica e o pontencial de redução do impacto ambiental da deriva. "Os produtos fitossanitários existem para proteger as culturas, mas se pulverizados de forma errada podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde. É tudo uma questão de adotarem-se boas práticas agrícolas e de respeito ao que é descrito pelas empresas nas embalagens dos defensivos", comenta Walter Boller, professor da Universidade de Passo Fundo e membro da banca julgadora do concurso sobre melhores práticas de redução de deriva.

Os três melhores trabalhos participantes do concurso ganharão premiações em dinheiro. O primeiro colocado apresentará seu trabalho aos líderes da Dow AgroSciences, na sede da companhia, em São Paulo. "A empresa também apoiará a publicação do trabalho em uma revista de grande circulação dentro da área de interesse", conta Valeska De Laquila, especialista em Product Stewardship de defensivos da Dow AgroSciences.

Para debater sobre a importância do processo de aplicação e o que a deriva pode causar, a Dow AgroSciences trará dois palestrantes do exterior: o pesquisador global da empresa em Tecnologia de Aplicação, David Hillger, que discorrerá sobre inovações da Dow AgroSciences, e Robert Wolf, consultor e professor da Universidade do Kansas, que falará sobre deriva e meio ambiente.

"É essencial que todos os envolvidos com a cadeia produtiva no Brasil participem desse debate, pois, cada vez mais, aqueles que se preocupam com todas as fases da produção garantem um enorme diferencial de mercado", comenta Nelson Harger, coordenador estadual do Projeto Grãos do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Pr) e membro da banca julgadora do concurso sobre melhores práticas de redução de deriva.

Para a Dow AgroSciences é essencial participar ativamente do Sintag, pois garantir a alimentação da humanidade faz parte da sua missão. Por isso, a empresa incentiva a pesquisa e o uso correto das tecnologias, desenvolve programas de aplicação responsável e traz palestrantes que possam colaborar com a evolução do agronegócio brasileiro.

O Sintag 2011, principal fórum de discussões e debates sobre o impacto da tecnologia de aplicação na sustentabilidade do agronegócio, terá como tema: "Sustentabilidade do tratamento fitossanitário". O objetivo central do evento é amplificar a discussão sobre sustentabilidade no contexto da tecnologia de aplicação, enfocando treinamento e extensão, legislação, certificação, perdas e deriva, equipamentos, formulações, adjuvantes e novas tecnologias, entre outros assuntos.

"A Dow AgroSciences é pioneira no desenvolvimento de programas para o uso correto e seguro de defensivos agrícolas. O Sintag 2011 será uma importante oportunidade para a empresa dar continuidade ao trabalho de orientação e disseminação das boas práticas aos produtores", comenta Valeska.

A programação do evento também contempla outras palestras, com debates sobre o panorama mundial - em particular da América Latina, Europa e EUA - sobre a tecnologia de aplicação e todos os aspectos ligados à sustentabilidade do processo. Responsabilidade, segurança, treinamento, legislação, certificação, impacto ambiental, adjuvantes, deriva, aviação agrícola, agricultura de precisão e pesquisa em tecnologia de aplicação serão alguns dos temas abordados.

O Sintag 2011 também conta com uma programação técnica, que terá sessões de paineis para divulgação de resultados de pesquisas e ações na área de tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025