O Programa de Avaliação e Aquisição de Touros (Paat) deve examinar 7 mil touros até o final da temporada de monta, em janeiro de 2009. Se for mantida a média constatada durante os anos de 2001 a 2005 de 25% de animais não-aptos à reprodução, os exames andrológicos apontarão a necessidade de substituição de 1.750 animais. Para isso, o produtor rural conta com linha de financiamento que permite a aquisição dos exemplares. O objetivo é melhorar a sanidade e a fertilidade dos rebanhos, além de padronizar a qualidade.
O Paat, desenvolvido pelo Sistema Farsul e coordenado pela Casa Rural – Centro do Agronegócio, foi lançado no dia 2 de outubro, na sede da Farsul. Em todo o Rio Grande do Sul, estão habilitados 75 veterinários, treinados em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Em Bagé dois veterinários são credenciados: Juliana Brunelli (adm.heredorf@braford.com.br) e Alex Pavelegini (alex@casarural.com.br). O criador arcará com os custos dos exames andrológicos, que seguem as normas do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal.
Se for constatada a inaptidão reprodutiva de algum touro, o veterinário fornece um laudo dentro das regras do programa. Com o documento em mãos, o produtor vai à agência de um dos bancos parceiros – Banco do Brasil, Banrisul e Sicredi. Assim, ele poderá acessar os recursos para a compra dos animais, o que não precisa ser feito em feira. No entanto, é necessário apresentar os mesmos exames exigidos para os exemplares vendidos em exposições: exames sanitários e andrológico que comprove a aptidão reprodutiva, além do registro de raça (PC ou PP). Os animais podem ser de qualquer raça, até mesmo Jersey e Holandês.
No Banco do Brasil, o criador terá três anos para pagar o financiamento, com pagamentos aos 12, 24 e 36 meses, e juros de 6,75% ao ano. No Sicredi, os juros são os mesmos das linhas oferecidas pelo banco ao criador, variando conforme o cliente. O Banrisul anunciou a liberação de recursos no valor de R$ 2 milhões para financiamento de touros com aptidão reprodutiva e materiais para inseminação artificial, como parte do termo de cooperação técnica para o desenvolvimento do Paat.O limite de financiamento é de até R$ 20 mil por produtor, com taxa de juros de 6,75% e prazo para pagamento de 36 meses.
Fonte: Farsul - (53) 32428888

Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura