Futuro e viabilidade da produção de Bioenergia é foco do Simpósio: Tecnologia de Produção de Cana de Açúcar em julho
Para relatar o histórico do Manual de Fitopatologia elaborado pelo Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ, será realizado, em 20 de junho, seminário sobre o assunto a ser ministrado pelo professor do mesmo departamento, Armando Bergamin Filho, internacionalmente reconhecido por seu trabalho sobre epidemiologia de doenças de plantas tropicais.
Paralelo ao histórico, será feito o lançamento da 4ª edição do “Manual de Fitopatologia: Princípios e Conceitos” (volume 1), publicação dedicada à memória do professor Hiroshi Kimati, que além de ter colaborado nas edições anteriores, foram suas apostilas de aula escritas por ele na década de 1960 que formaram o embrião da primeira edição desse Manual, publicado em 1968. O volume 2, “Manual de Fitopatologia: Doenças das Plantas Cultivadas”, 4ª edição, foi publicado em 2005.
A 4ª edição do volume 1, que tem como editores Lílian Amorin, Jorge Alberto Marques Rezende e Armando Bergamin Filho, todos do LFN, vem, agora, completar o plano da obra, que pretende fornecer ao público brasileiro um apanhado geral da Fitopatologia, tanto no aspecto teórico quanto no prático. Desde a publicação da primeira edição, em 1968, mais de 50 mil exemplares do Manual foram vendidos, fato sem precedente na história da fitopatologia brasileira.
Mesmo expandida, esta edição mantém os objetivos das anteriores. Como já expresso no prefácio da primeira edição, este livro “não tem pretensão de ser um tratado de Fitopatologia, nem de abordar todos os temas ventilados com profundidade ou originalidade. Limita-se a apresentar os temas como são tratados nas várias disciplinas de Fitopatologia da ESALQ, de forma a possibilitar aos estudantes e engenheiros agrônomos uma visão geral acerca dos princípios e conceitos básicos da Fitopatologia e das doenças das principais culturas brasileiras, num livro eminentemente didático”.
As 704 páginas do manual, editado pela Editora Ceres, se apresentam divididas em 5 partes, sendo elas: Conceitos Básicos de Fitopatologia, Agentes Causais, Controle de Doenças, Grupos de Doenças e Tópicos Avançados.
O Seminário de Lançamento da 4ª ed. do Manual de Fitopatologia Vol. 1, que é destinado a alunos de pós-graduação e docentes da área, acontecerá no anfiteatro da Fisiologia – Pavilhão de Horticultura da ESALQ, às 10h00.
Mais informações pelo telefone (19) 3429-4124.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura