Doação a entidades chega a 27 mil t de produtos

19.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

O governo federal, por meio da Conab, fez a doação, de janeiro a abril deste ano, de mais de 27 mil toneladas de alimentos a 3,2 mil instituições públicas e de interesse social, em 24 estados.

Entre os produtos, estão açúcar, arroz, feijão, farinha de mandioca e leite em pó integral.

Do total, 14,9 mil t de feijão pertencem aos estoques federais, da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). A doação, segundo a Superintendência de Abastecimento Social (Supab) da Companhia, se baseou em critérios da Lei nº 12.058, de 2009, que define a suplementação alimentar para escolas, creches, asilos e famílias sob risco nutricional. Nos 890 municípios dos 18 estados atendidos, a doação foi maior em Minas Gerais (3,3 mil), seguido da Paraíba (3,0 mil), São Paulo (1,5 mil), Rio Grande do Norte (1,2 mil), Maranhão (1,1 mil) e Goiás (1,0 mil).

Agricultura Familiar – A doação é feita também por outra modalidade, desta vez, com uso de produtos oriundos da Agricultura Familiar. Cerca de 1.600 instituições públicas e de interesse social receberam este ano, até abril, mais de 12 mil toneladas de feijão, açúcar, arroz, farinha de mandioca, leite em pó, milho, fubá de milho e doce. Foram atendidos 974 municípios em 24 estados.

As aquisições da Agricultura Familiar, de acordo com a superintendência, são dirigidas especialmente a comunidades específicas, como famílias de acampados, de quilombolas, de atingidos por barragens, habitantes de terreiros, indígenas, marisqueiras/caranguejeiras e vítimas de calamidades. As comunidades são identificadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.

Já os saldos das aquisições são destinados a programas e ações de suplementação alimentar executados por instituições junto às prefeituras, bancos de alimentos, associações e outros. A Suope orienta as entidades interessadas em receber esses produtos para procurarem as representações da Conab em cada estado, onde serão analisadas as ações de atendimento.

Raimundo Estevam

Conab

Mais informações:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025