Do campo às gôndolas: Syngenta apresenta a jornada dos alimentos para moradores das cidades

28.05.2014 | 20:59 (UTC -3)

Durante os cinco anos nos quais foi desenvolvida, a mais nova variedade de melancia da Syngenta a chegar ao mercado passou por diversas adaptações. Obtidas por meio de cruzamentos entre plantas, as mudanças na fruta foram definidas com base em pesquisas que traçaram as preferências dos consumidores. Seu tamanho, formato, textura e até mesmo o tom do vermelho da polpa foram pensados tendo as expectativas dessas pessoas como base. Essa e outras histórias de como a produção nas lavouras pode ser influenciada pelos consumidores finais serão apresentadas de 28 a 30 de maio na terceira Jornada Produtiva FLV (frutas, legumes e verduras).

O objetivo principal da Jornada Produtiva FLV é aumentar a eficiência da cadeia de frutas, legumes e verduras que, no Brasil, envolve aproximadamente 1 milhão de produtores, sendo 90% deles de pequeno porte. O impacto social e econômico dessa atividade é, portanto, muito expressivo e está vinculado aos compromissos globais estabelecidos pela Syngenta no The Good Growth Plan, que inclui promover o aumento de produtividade do pequeno produtor. Os consumidores participantes terão a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre a produção de alimentos, do desenvolvimento das sementes até a comercialização nos pontos de venda.

Realizada bienalmente na Estação Experimental de Holambra (SP) da Syngenta, a Jornada é organizada para oferecer ao agricultor todas as informações para que ele obtenha maior produtividade em seus cultivos. E a partir desta edição, a programação conta com a participação do consumidor, que terá uma agenda inédita, especialmente desenvolvida para esse público.

A expectativa para a Jornada 2014 é de 10 mil visitantes, incluindo estudantes de escolas públicas, donas de casa, associações de consumidores, produtores, agrônomos, entre outros. As edições anteriores (2010 e 2012) reuniram mil e 3 mil pessoas, respectivamente. “Esse crescimento demonstra que a cadeia FLV está comprometida com a qualidade daquilo que produz e com a disponibilidade da Syngenta de estar ao lado do produtor e do consumidor para oferecer soluções em todos os momentos das culturas”, afirma Tércio Tosta, gerente de Marketing da Syngenta.

Com 30 mil m² de áreas demonstrativas, a Jornada Produtiva contempla 19 culturas, como tomate, batata, cebola, pimentão, repolho, abobrinha, melancia, alface e milho doce. Durante os circuitos, os participantes têm a possibilidade de personalizar roteiros de acordo com seus principais interesses em relação a culturas e ciclos (estabelecimento, desenvolvimento, colheita e entressafras). Cada etapa traz uma série de informações sobre sementes, tecnologias de proteção, manejo e nutrição.

Como ocorreu em 2012, a comunicação com o cliente será baseada no uso de tablets (são 500 este ano) durante a visitação, o que deixa a participação do convidado ainda mais interativa. A partir dos dispositivos, o público encontrará detalhes, dicas e recomendações. “Para tanto, os aparelhos estarão habilitados a ler os códigos de resposta imediata (QR Code) diante de cada estação e, a partir daí, a pessoa interage como quiser”, explica Tosta.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro