Seminário debate práticas de conservação do solo
A Comissão Julgadora do Prêmio Frederico de Menezes Veiga, concedido pela Embrapa, divulgou os vencedores da 32ª edição do concurso, que tem como tema “Valorização dos recursos genéticos para a inovação tecnológica na agricultura”.
Os escolhidos foram os pesquisadores José Francisco Valls e Jorgino Pompeu Junior, respectivamente, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
O trabalho do pesquisador José Valls resultou na formação do maior Banco de Germoplasma de Arachis (amendoim) do Brasil em espécies silvestres, que conta com mais de 600 acessos coletados em várias regiões brasileiras e em países vizinhos, representando aproximadamente 80 espécies.
O agraciado Jorgino Pompeu Junior, com experiência na área de Citricultura, vem atuando principalmente em temas relacionados a doenças, pragas e manejo em citros, tais como: porta-enxertos, tristeza, declínio, morte súbita dos citros, incompatibilidades e plantas nanicas.
Na edição deste ano, foram inscritos onze pesquisadores da Embrapa e seis de outras instituições de pesquisa agropecuária. O Prêmio, conforme disse o diretor-presidente Pedro Arraes à revista Globo Rural, que apoia a premiação, "é um meio de valorizar a pesquisa e reconhecer a importância do trabalho científico para o desenvolvimento do agronegócio e, por extensão, do próprio país"
Os pesquisadores agraciados receberão uma peça de arte simbólica, um diploma e uma premiação em dinheiro no valor bruto de R$ 95.442,30. A premiação acontecerá dia 29 de abril, às 15h, durante as comemorações do aniversário da Embrapa e abertura oficial da VII Ciência para a Vida, evento promovido pela Embrapa de 24 de abril a 02 de maio de 2010.
Fonte: pesquisador Jorgino Pompeu Junior
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura