RS Safra 2024/25: plantio do trigo chega a 92% da área total
Semeadura avança com tempo seco e deve ser finalizada dentro do período recomendado pelo Zarc
Com o lançamento previsto para o CBSoja e Mercosoja 2025, que ocorrem de 21 a 24 de julho em Campinas (SP), uma nova publicação da Embrapa já chama atenção para os desafios da produção de biodiesel no Brasil. O livro Biodiesel no Brasil: Reflexões Sobre o Potencial das Principais Matérias-Primas traz uma análise abrangente sobre as matérias-primas usadas e potenciais alternativas para diversificar a matriz energética do país.
Atualmente, a soja domina a produção nacional de biodiesel, representando 74% do óleo utilizado, conforme dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Porém, a publicação destaca mais de 300 espécies vegetais com potencial para produção de óleo, incluindo macaúba, canola, pinhão-manso, entre outras.
Elaborado por pesquisadores da Embrapa e parceiros, o livro aborda as limitações e oportunidades para ampliar a base agrícola do biodiesel, alinhando sustentabilidade, produtividade e redução das emissões de carbono. Também explora a integração do biodiesel com outras cadeias de óleos, como os subprodutos animais e o óleo de fritura.
Segundo o pesquisador da Embrapa Soja César de Castro, a bioenergia é uma alternativa fundamental para a diversificação energética do Brasil, especialmente diante dos desafios climáticos e da demanda crescente.
O CBSoja e o Mercosoja 2025, que celebram os 100 anos da soja no país, devem reunir cerca de 2 mil participantes em Campinas, com uma programação técnica ampla.
A publicação estará disponível digitalmente para o público a partir do lançamento oficial no evento.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura