Diretoria da Emater/RS-Ascar inicia Rodada de Avaliação e Planejamento pelos Regionais

11.12.2012 | 21:59 (UTC -3)
Adriane Bertoglio Rodrigues

Avaliação dos projetos e ações desenvolvidos nesses dois últimos anos e as perspectivas e programas que serão intensificados no decorrer de 2013 são alguns dos temas apresentados durante a Rodada de Avaliação e Planejamento, que a Diretoria da Emater/RS-Ascar realizada a partir desta terça-feira (11), percorrendo os Escritórios Regionais da Instituição. “Os números de atendimentos prestados e a qualificação de nossa atuação são motivos de comemoração nessa rodada de final de ano”, afirma o presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Lino De David, ao citar os 2,5 milhões de atendimentos a 220 mil famílias rurais, através de 500 mil atendimentos técnicos, de 37 mil reuniões e de 35 mil eventos técnicos realizados em 2011 e 2012.

O aumento de 58% no orçamento de 2010 para 2012 também é destacado por De David, assim como os R$ 10 milhões em investimentos, na aquisição de equipamentos, veículos e reformas. “Dos 597 novos empregados, 268 são reposições e 329 de ampliação de nossa força de trabalho, aproximando e melhorando ainda mais nosso atendimento, levando as diversas políticas públicas para os agricultores e pecuaristas familiares, os pescadores artesanais, os quilombolas e para as comunidades indígenas”, observa De David.

Programas como de Irrigação, Cooperativismo, promoção à atividade leiteira, Agroindústria Familiar, Transição Agroecológica são apresentados, com enfoque para as famílias rurais beneficiadas. “Todos esses programas serão fortalecidos em 2013, com destaque para o de Inclusão Social e Produtiva, que objetiva prestar 38 mil atendimentos, encaminhando essas famílias para o acesso às políticas públicas de direitos sociais”, cita De David, ao salientar que 6 mil famílias incluídas no Programa Brasil Sem Miséria/RS Mais Igual receberão investimentos de R$ 2,4 mil por família. “Essas famílias serão capacitadas para serem incluídas social e produtivamente”, afirmou.

Durante a rodada pelos Regionais, a Diretoria salienta a recuperação da Instituição, “fruto da união e do trabalho de cada empregado, dos diretores e gerentes e dos conselheiros, que entendem a relevância do trabalho técnico e socioassistencial que prestamos”, afirma De David. Para ele, a recuperação da Filantropia e o acordo com a Fapers possibilitaram esses investimentos e a qualificação do atendimento, assim como a correção de equívocos, viabilizando a economia da Fapers e da Ascar.

A Rodada iniciou nesta terça-feira (11) em Erechim de manhã e em Passo Fundo à tarde, reunindo os empregados da Instituição de cada região para momentos de avaliação e planejamento das ações e de confraternização. A rodada prossegue na quarta-feira (12) em Santa Rosa; na quinta-feira (13) será a vez do Escritório Central; e na sexta-feira (14) será em Caxias do Sul de manhã e Lajeado à tarde. Na próxima semana, a atividade prossegue na terça-feira (18) em Ijuí; na quarta-feira (19) em Bagé de manhã e Santa Maria à tarde; na quinta-feira (20) será em Pelotas; e na sexta-feira (21), no Regional Porto Alegre.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025