Brasil avança no combate à fome, mas FAO alerta para o crescimento do número de famintos em outros países
Entrou ontem em exercício a Diretoria da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) para o biênio 2013/2015. Em assembleia realizada no dia 17 de setembro, durante o XVIII Congresso Brasileiro de Sementes, em Florianópolis, os membros da ABRATES decidiram, por aclamação, aprovar a nova configuração dirigente. O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja), José de Barros França Neto, foi reconduzido pelos associados como seu Presidente.
1880c 17092013 1424b
Membros da Diretoria da ABRATES, da esquerda: Francisco Krzyzanowski, Francisco Amaral Villela, José de Barros França Neto (Presidente), Gilda Pádua, Denise Dias, Maria Laene Moreira de Carvalho, Fernando Augusto Henning e Claudemir Zucareli.
De acordo com França Neto, que preside a Associação desde 2011, “a ABRATES deve manter o incentivo à publicação de trabalhos técnicos científicos, à divulgação de resultados de pesquisas em tecnologia de sementes e à atualização tecnológica dos profissionais de sementes, de maneira a continuar ampliando seus domínios em Ciência e Tecnologia de Sementes pelos próximos anos”.
O pesquisador da Embrapa Soja, Francisco Carlos Krzyzanowski, deixa o cargo de Diretor Financeiro, mas continua contribuindo com a entidade, exercendo o cargo de 1º Vice-Presidente. Francisco Amaral Villela, professor da Universidade Federal de Pelotas, permanecerá como 2º Vice-Presidente da instituição.
O Diretor Financeiro eleito foi Fernando Augusto Henning, da Embrapa Soja, e o Vice-Diretor Financeiro é Claudemir Zucareli, da Universidade Estadual de Londrina. Na nova composição, a pesquisadora Gilda Pádua, da Embrapa/Epamig, vai atuar como Diretora Técnica e de Divulgação e foi eleita como Vice-Diretora a professora Denise Dias, da Universidade Federal de Viçosa.
Para o Conselho Fiscal foram aclamados o professor Júlio Marcos Filho, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), Roberval Daiton Vieira, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp Jaboticabal) e Lêda Aparecida Mendonça, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Foram eleitos como Suplentes do Conselho: o pesquisador Ademir Assis Henning, da Embrapa Soja; a pesquisadora Jaqueline Rosimeire Verziganssi, da Embrapa Gado de Corte; e a professora Maria Laene Moreira de Carvalho, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que na gestão anterior ocupou o cargo de 1ª Vice-Presidente da entidade.
Balanço
Durante o primeiro biênio de França Neto à frente da entidade foram promovidos cursos e eventos, como o Curso de Análise de Imagens de Sementes e Plântulas, oferecido pela primeira vez no país nas instalações da USP/ESALQ, em Piracicaba (SP).
Nesse período, a Editora ABRATES publicou a terceira edição revisada e atualizada do Guia de Inspeção de Campos para Produção de Sementes, uma reimpressão aprimorada para edição de bolso e autorizada pelo Mapa. Além disso, a ABRATES mantém dois periódicos: o Informativo ABRATES, quadrimestral, e o Journal of Seed Science (JSS), conhecido desde 1979 como Revista Brasileira de Semente (RBS). “Um fator importante para o desenvolvimento das atividades da ABRATES é a confiança em suas publicações e periódicos”, destaca França Neto.
De acordo com Gilda Pádua, “o aprimoramento da revista JSS está entre as principais metas da ABRATES para os próximos anos, especialmente para que a sua classificação pelo Qualis CAPES possa alcançar níveis superiores”. Ela e a professora Denise Dias foram responsáveis por importantes alterações na RBS, que levaram à internacionalização da Revista no início de 2013. "A adaptação do Journal of Seed Science para o idioma inglês permitiu que a tradicional RBS pudesse ser encontrada entre os indexadores estrangeiros, o que eleva a RBS a níveis internacionais de divulgação científica”, confirma Denise.
Fundada em 1970, a ABRATES completou 43 anos em setembro. É uma organização sem fins lucrativos que visa impulsionar o desenvolvimento de tecnologias para o aprimoramento da produção de sementes no país.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura