Diretor-presidente da Embrapa elogia Consórcio Pesquisa Café

02.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

O diretor-presidente da Embrapa, Pedro Antônio Arraes Pereira, abriu a XIII Reunião Ordinária do Conselho Diretor do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, terça-feira (01/12), em Brasília, elogiando o modelo do Consórcio Pesquisa Café.

“O Consórcio é um modelo tão interessante, que a Embrapa está pensando em montar outros consórcios, onde seriam reunidas as competências existentes no país em áreas específicas. O interesse da Embrapa é tentar agregar mais essa idéia”, disse Pedro Arraes.

Essa foi a primeira vez que o diretor-presidente da Embrapa presidiu a reunião do conselho diretor desde que assumiu a presidência da Empresa, há cinco meses. Nas reuniões do Conselho Diretor são planejadas e decididas as ações futuras do Consórcio.

Falando sobre a Embrapa, Pedro Arraes afirmou que o sucesso que a empresa tem hoje é pelo fato de sempre focar seu trabalho na solução dos problemas que surgem no setor agropecuário. “No início dentro da porteira e depois saindo um pouco da porteira. Hoje nós trabalhamos nos dois lados da porteira, e esse tem que ser o mote da Embrapa: a solução dos gargalos do setor”, afirmou.

O diretor presidente da Embrapa disse, ainda, que o objetivo maior do pesquisador da Embrapa não pode ser apenas a publicação de artigos científicos. “Ele tem que buscar solucionar questões relativas à competitividade da nossa agricultura”, complementou. Para Pedro Arraes, no caso do café essa busca da competitividade do café brasileiro, mais do que nunca é essencial, já que existe hoje, no mercado mundial, a grande preocupação com a questão da qualidade da bebida e uma competição forte, representada pelos países produtores.

Segundo o diretor-presidente da Embrapa, a empresa deve se unir cada vez mais às instituições estaduais de pesquisa e extensão formando verdadeiras redes, tanto para transferir as tecnologias geradas pelas instituições, quanto para identificar, junto aos agentes do agronegócio brasileiro, as demandas existentes de pesquisa.

No segundo e último dia da reunião, o diretor-executivo da Embrapa, Kepler Euclides Filho, esteve prestigiando o encontro, momento em que afirmou aos participantes que a Embrapa tem a consciência muito clara da importância do Consórcio Pesquisa Café para o país. Segundo ele, “é uma grande satisfação para a Embrapa coordenar esse Consórcio que, temos certeza, só existe em razão da competência das instituições parceiras”, finalizou.

Participaram da reunião, nos dias 01 e 02 de dezembro, os dirigentes máximos, ou os representantes, da Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro (Pesagro Rio), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Jurema Iara Campos

Embrapa

(61) 3448-4085 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025