Diretor da Ihara foi Patrono da turma que diplomou o engenheiro agrônomo n° 10 mil da Esalq

27.01.2009 | 21:59 (UTC -3)

No último dia 23 de janeiro foi realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ, a Sessão Solene de Colação de Grau da 105ª Turma de Engenheiros Agrônomos, que teve como Patrono o Diretor Presidente da Iharabras, Christiano Burmeister, e diplomou o Engenheiro Agrônomo número dez mil da escola.

“Estou muito honrado em ter sido indicado por vocês para ser o Patrono de sua turma. E duplamente honrado por ser o Patrono da turma que forma o engenheiro agrônomo número dez mil”, disse Christiano Burmeister durante seu pronunciamento.

Olhando para os olhos de cada um dos 94 formandos, o Patrono Christiano Burmeister completou: “Vocês sabem que o Agronegócio é um dos principais segmentos que sustenta a economia brasileira. E vocês sabem que o Agronegócio oferece um grande número de oportunidades de trabalhos desafiadores para pessoas com formação superior. Agora, com diploma da Gloriosa em mãos, seu futuro depende de ninguém outro que vocês mesmos. E aí só posso recomendar: “Faça Acontecer”. Em todos os aspectos de sua vida. Tome a iniciativa! E seja sempre um agente de mudanças”.

A ESALQ possui 107 anos de existência e foi uma das unidades fundadoras da USP, que em 2009 completa 75 anos. Este ano a escola realizou a primeira cerimônia com dupla diplomação dentro do Convênio com as Universidades de Agronomia da França. A ESALQ recebeu da Capes, para Cursos de Pós-Graduação, a classificação em nível 7 (maior classificação) de excelência internacional nas Áreas de Genética, Solos e Nutrição de Plantas e CENA.

A importância da Escola no cenário agrícola brasileiro é fundamental, e o Prof. Dr. Antonio Roque Dechen, diretor da Escola, lembrou disso durante seu discurso na Sessão Solene: “A demanda por alimentos e as preocupações com alterações climáticas requerem a efetiva participação de nossos profissionais. Muitos se tornaram empresários bem sucedidos, na economia privada, gerando empregos, bons produtos e impulsionando o desenvolvimento em seus segmentos produtivos. Outros, ocuparam e ocupam denodadas posições governamentais, como ministros, secretários de estado ou de municípios, administrando a problemática de abastecimento ou de ambientes”.

Dechen também não deixou de comentar a importância de formar 10 mil Engenheiros Agrônomos naquela data e a atuação da Escola ‘exportando’ conhecimento e formando estrangeiros. “Por isso, quando atribuímos à melhor aluna da turma de graduandos deste ano o registro histórico de Engenheiro Agrônomo número 10.000, revelamos que este “milestone” (marco milhardário) representa mais do que uma simples graduação universitária, representa a graduação em uma Escola de nível internacional”, concluiu.

Junto com a 105ª Turma de Engenheiros Agrônomos forma diplomados os formandos da 34º Turma de Engenheiros Florestais, 8ª Turma de Bacharelandos em Ciências Econômicas, 5º Turma de Bacharelandos em Ciências de Alimentos, 4ª Turma de Bacharelandos em Gestão Ambiental e 3ª Turma de Bacharelandos em Ciências Biológicas. O Paraninfo de todas as turmas foi o Eng.º Agrônomo Roberto Cano de Arruda, Diretor da Sociedade Rural Brasileira, formado na ESALQ em 1963.

Fonte: Attuale Comunicação – (11) 4022-6824

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025