Redução dos subsídios agrícolas proposta por Obama é tímida, diz Stephanes
O diretor executivo da Embrapa Kepler Euclides Filho realizará a palestra de abertura do 1º Curso de Melhoramento de Bovinos de Corte, promovido pelo PampaPlus (Programa de Avaliação Genética das Raças Hereford e Braford) e pela Embrapa Pecuária Sul, no tema Cenários para a cadeia produtiva da carne bovina no Brasil.
Kepler, que é também Secretário Executivo da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina do Ministério da Agricultura, é engenheiro agronomo, PhD em melhoramento animal pela Universidade da Flórida (EUA), foi presidente da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal e tem contribuição significativa na pesquisa de cruzamentos de raças européias com o Nelore, com impactos positivos na pecuária do Brasil Central.
"A importância deste curso de melhoramento para pecuária nacional se mostra no empenho da Embrapa na realização do mesmo, consubstânciado na presença do Dr. Kepler e importantes pesquisadores vindos de diversos estados do Brasil", comenta Fernando Lopa, presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). "Estamos trabalhando forte no processo de integração entre cridores e pesquisadores, buscando uma ampliação do conhecimento e melhoria do desempenho produtivo da pecuária de corte, tendo sempre como meta o aumento a rentabilidade para o produtor", acrescenta Lopa.
O curso que acontece de 10 a 12 de março na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé-RS, será ministrado por pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, Embrapa Sudeste, Embrapa Pecuária Sul, UFRGS e PUC-RS. Na programação estão incluidas palestras sobre melhoramento genético para características reprodutivas em bovinos; genética molecular aplicada ao melhoramento de gado de corte; definição de objetivos, critérios de seleção e desenvolvimento de índices econômicos em bovinos de corte; o melhoramento animal na era das DEPs; a utilização de sumários de touros como suporte aos processos de seleção e acasalamento; o emprego da ultra-sonografia como suporte para a seleção de características de carcaça e de qualidade de carne; além de aulas práticas de avaliação zootécnica, funcional, condição corporal e escores visuais em animais das raças hereford e braford.
As inscrições para o curso estão abertas devendo ser feitas na ABHB (53 32419164 -
) . As vagas são limitadas, sendo a taxa de inscrição no valor de R$ 120,00 para associados da ABHB e estudantes e R$ 180,00 para não sócios.
Mais informações: ABHB (
/
) ou na Secretaria da entidade.
Fonte: Associação Brasileira de Hereford e Braford
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura