Treinamento fortalece estratégia de controle da ferrugem asiática da soja
A Dinapec, que está na 5ª edição, acontece em Campo Grande/MS, de 7 a 9 de abril, na sede da Embrapa Gado de Corte, localizada à BR 262, Km 4.
A 5ª Dinapec é realizada pela Embrapa Gado de Corte de Campo Grande, MS, que conta com apoio e participação de cinco Unidades de Pesquisa, como da Embrapa Pecuária Sudeste, Arroz e Feijão, Milho e Sorgo, Agropecuária Oeste e Pantanal. Este ano, a Unidade de Campo Grande abre seus portões para o evento de 7 a 9 de abril, a partir das 9 horas até as 17 horas, com entrada franca e estacionamento de veículos.
Às vésperas do início da Dinapec a movimentação da equipe de organização é grande e em ritmo acelerado. Durante os três dias de evento serão realizados cursos, palestras e roteiros de visitas a várias estações de tecnologias onde serão apresentados temas como: melhoramento genético animal, integração lavoura-pecuária, nutrição animal, criação de ovinos e eqüinos, sistema agrosilvipastoril, agroenergia, pastagens, mostra de variedades de sorgo, soja e feijão.
Segundo o coordenador do evento, engenheiro-agrônomo Websten Cesário, a Dinapec deste ano apresenta várias novidades aos visitantes como temas inéditos de cursos, palestras e roteiros tecnológicos. Uma inovação é o curso de nutrição animal com enfoque no confinamento e semi-confinamento a ser apresentado pelo pesquisador Sérgio Raposo da Embrapa Gado de Corte, tema este requisitado por produtores e técnicos nos eventos anteriores. Outros assuntos que deverão chamar muita atenção do público e que também atende à demanda do público são: curso sobre mercado de carnes e mercado futuro para proteção de preços, regulagem de plantadeira e qualidade de semente, interpretação de análise de solo, cruzamento de bovinos e rastreabilidade e a zootenica de precisão.
A abertura da Dinapec acontece no dia 7 de abril às 9 horas na sede da Embrapa Gado de Corte localizada à BR 262 km 4 (saída para Aquidauana) em Campo Grande, MS. No período da tarde estão programadas duas palestras. A primeira, com início às14 horas, será apresentada pelo pesquisador Fernando Campos, da Embrapa Pecuária Sudeste. Ele vai abordar a pecuária leiteira – projeto “Balde Cheio”. Em seguida será a apresentação do Programa Boas Práticas Agropecuárias –Bovinos de Corte, pelo coordenador do projeto, Ezequiel Rodrigues do Valle, pesquisador da Embrapa Gado de Corte. Os cursos e os roteiros tecnológicos programados para a Dinapec serão realizados nos dia 8 e 9 de abril. Para participar dos cursos o interessado deve efetuar inscrição pela internet (
) e pagar uma taxa no valor de 30 reais por curso. O depósito bancário deve ser efetuado no Banco do Brasil S/A, agência 3381-2, conta 6.999-x. O comprovante de depósito deve ser enviado via fax no número (67)3042-6383 ou (67) 3027-6383, com a identificação do inscrito.
A idéia da Dinapec é promover a troca de informações, aperfeiçoamento e atualização por meio de cursos, demonstrações tecnológicas e contato com os técnicos e pesquisadores. É um evento onde o produtor deve se sentir à vontade para tirar dúvidas, adquirir novos conhecimentos, sugerir novas pesquisas, se atualizar e se aperfeiçoar como empresário rural. “Para nós da organização, o mais importante além de mostrarmos as tecnologias ao público é o contato direto que o evento proporciona entre o pesquisador e o produtor”, diz Cesário, que espera, a exemplo dos anos anteriores, um grande número de visitantes. Ainda de acordo com o coordenador da Dinapec, é de fundamental importância para o desenvolvimento da agropecuária que os conhecimentos, tecnologias e produtos gerados pela pesquisa sejam rapidamente repassados aos usuários. Mais informações na página eletrônica da Embrapa Gado de Corte
Eliana Cezar Silveira
Embrapa Gado de Corte
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura