Diálogo com um elo importante da cadeia agrícola

25.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

A confiança do produtor no agronegócio brasileiro cresce a cada dia, motivada pela evolução positiva dos números das principais culturas do país. O Brasil deve fechar 2010 com 30% de aumento nas exportações de milho. Em novembro, a soja atingiu seu maior valor na Bolsa de Chicago desde agosto de 2008. O algodão, que há tempos sofria com a redução de área plantada, tem projeções de avanço nas regiões produtoras, impulsionado por um registro histórico: foi comercializado pelo maior valor na Bolsa de Chicago desde que começou a ser negociado, há 130 anos.

 

Se por um lado o produtor ainda depende de fatores climáticos para o êxito em sua propriedade, em contrapartida pode contar com tecnologias cada vez mais avançadas para melhorar seu desempenho. Pensando na melhor maneira de levar informações sobre biotecnologia para os diversos públicos, a Monsanto idealizou um evento pioneiro com a Soma Corretora de Mercadorias que reuniu, em São Paulo, os principais comercializadores (traders) de grãos do país.

 

As novidades apresentadas permitirão aumento de produtividade, preservação dos recursos naturais e melhoria na vida dos agricultores. O encontro aconteceu em outubro e contou com a participação de 66 profissionais que representam a comercialização de 90% de toda a soja brasileira direcionada para os mercados interno e externo.

 

“O Brasil é um mercado prioritário para a Monsanto. Hoje, tem a segunda maior taxa de adoção de biotecnologia no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Dividir nosso conhecimento e nossas novidades com a cadeia produtiva permite que o agronegócio brasileiro continue em posição de destaque”, diz André Dias, presidente da Monsanto.

 

Relacionamento indispensável

 

Um dos presentes no evento, Ricardo Carvalho, trader da Bunge, elogiou a iniciativa. “Atuo como trader há oito anos e vejo necessidade de a cadeia do agronegócio ser integrada globalmente. Esse evento ajuda o setor a ser mais rentável e se antecipar às novidades. Conhecer o que está por vir permitirá que tenhamos uma atuação ainda mais decisiva, assessorando e esclarecendo dúvidas dos produtores e consumidores”, afirma.

 

Na opinião de Paulo Sérgio Baraldi, sócio da Soma Corretora, o evento foi extremamente positivo. “Esse encontro, pioneiro no setor, é uma boa oportunidade para conhecermos mais sobre as tecnologias que estão chegando ao mercado e o seu impacto na produção”, avalia. Ele ainda adianta que, por conta do sucesso da reunião, eventos em diferentes estados devem acontecer nos próximos meses, para difundir as informações entre toda a cadeia do agronegócio.

 

Filipe Xavier

Assessoria de Imprensa Monsanto

filipe@cdicom.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025