Aprosoja visita uma das maiores tradings de soja na China
O Dia Nacional do Campo Limpo, em sua nona edição, reunirá em todo o País os envolvidos no Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos) e a comunidade do entorno das centrais de recebimento de embalagens vazias, sob a coordenação do inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação desse material. O objetivo é compartilhar os resultados desse Sistema que é referência no País e no mundo. As atividades terão início no dia 16 de agosto, sexta-feira, dois dias antes da data oficial, para favorecer a participação de alunos da rede escolar. A comemoração deve envolver mais de 100 unidades de recebimento espalhadas por 24 estados brasileiros.
No Rio Grande do Sul, as atividades serão promovidas por oito centrais de recebimento. As cidades que comemorarão são: Alegrete, Cachoeira do Sul, Capão do Leão, Dom Pedrito, Giruá, Passo Fundo, São Luiz Gonzaga e Vacaria.
Unidades de recebimento de embalagens vazias de sete municípios abrirão suas portas para a comunidade. Os visitantes (estudantes, adultos e comunidade) poderão conhecer as etapas do trabalho realizado por uma unidade de recebimento, além de participar de atividades culturais e educacionais que incentivam a preservação do meio ambiente.
Para a celebração, além do tradicional dia de portas abertas, alguns municípios realizarão atividades ludo-educativas, especialmente desenvolvidas para o público infantil e estudantes, sobre conservação do meio ambiente, consumo consciente e destinação de resíduos sólidos. Também há outros formatos de comemoração como o Dia Nacional do Campo Limpo da escola (exclusivo para as instituições que integram o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, que em 2013 trabalha o tema “caminhos da reciclagem”) e a ação comunitária, atividade em que a central de recebimento levanta uma necessidade de melhoria ambiental na comunidade e trabalha o tema com antecedência para mostrar o resultado na comemoração da data.
Segundo João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV, os bons resultados, que trazem benefícios ambientais crescentes e que posicionam o Sistema como referência mundial, são consequência dos esforços dos diversos elos da cadeia. Para ele, o Dia Nacional do Campo Limpo é o momento de comemorar esse sucesso, que impulsiona o sistema a seguir nessa trilha e mostrar para a sociedade o compromisso do setor produtivo agrícola com a produção de alimentos, fibras e energia de forma sustentável.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura