Dia Nacional do Campo Limpo 2012 destaca compromisso ambiental do setor agrobrasileiro

13.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Ana Oliveira

Realizada há sete anos em todo o país, a comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo mobiliza os envolvidos no programa de logística reversa de embalagens vazias de defensivos: inpEV, instituto criado pela indústria fabricante de defensivos agrícolas, associações de distribuidores que gerenciam as unidades de recebimento, fabricantes e entidades do setor e diversos parceiros locais, em ações de conscientização e engajamento da comunidade sobre a preservação do meio ambiente.

Além do tradicional dia de portas abertas, quando as centrais recebem a comunidade para demonstrar as suas operações, e de ações como palestras ou apresentações teatrais com foco ambiental, na edição desse ano serão realizadas gincanas e oficinas sobre consumo consciente e destinação de resíduos sólidos, especialmente desenvolvidas para crianças e jovens. As escolas do entorno das centrais e dos municípios vizinhos estão sendo convidadas a organizar suas próprias atividades que concorrerão a prêmios pela criatividade, envolvimento dos alunos e da comunidade.

Segundo João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV, este é um momento de celebrar e mostrar para a sociedade o compromisso do setor produtivo agro com a produção de alimentos, fibras e energia de forma sustentável. Agricultor, distribuidor, fabricante e governo integrados e com orgulho do trabalho realizado.

Atualmente, 94% das embalagens plásticas são devolvidas pelos agricultores brasileiros nas mais de 400 unidades de recebimento existentes no país. O pioneirismo na criação, articulação, prática da logística reversa das embalagens de defensivos agrícolas e os elevados índices alcançados pelo sistema colocam o Brasil na posição de referência no assunto, ao destinar percentualmente mais embalagens plásticas do que os países que possuem sistemas semelhantes.

As principais atividades comemorativas acontecerão na próxima sexta-feira (17), um dia antes da data oficial, a fim de favorecer a participação de alunos da rede escolar nos 22 estados e nas mais de 100 centrais de recebimento envolvidas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025