Seminário debate práticas de conservação do solo
Cultivo da soja é opção na rotação de culturas em regiões produtoras de arroz do Rio Grande do Sul.
A expansão do cultivo de soja na zona sul do Rio Grande do Sul e a disponibilidade de área de várzea nessa região, motivaram a Fundação Pró-Sementes a realizar o Ensaio de Cultivares Registradas de soja em uma área comumente utilizada para o cultivo do arroz.
Os produtores da região de Cachoeira do Sul, poderão avaliar o comportamento das diferentes cultivares indicadas para o Rio Grande do Sul, através do zoneamento agroclimático, em um dia de campo, nesta quinta-feira (15/04), a partir das 14h, na propriedade de Érico Strobel. O dia de campo é uma realização da Fundação Pró-Sementes, Sistema Farsul e Coompanny.
Conforme o assessor agronômico da Fundação Pró-Sementes João Francisco Sartori, é a primeira vez que a instituição conduz ensaios nessas condições. "Iremos analisar o comportamento da soja nessas áreas mais baixas, onde o arroz é a principal cultura", observa. "O cultivo de soja vem se expandindo nessas regiões, porém há falta de informações técnicas sobre o comportamento das variedades nessas áreas de várzea", complementa.
Os resultados das 70 cultivares implantadas em área de várzea farão parte dos Resultados de ECR de soja safra 2009/10 indicadas para o Rio Grande do Sul. A pesquisa vem sendo desenvolvida desde 2007, em parceria com a Farsul e tem como objetivo demonstrar o comportamento das cultivares de soja indicadas pelo zoneamento agroclimático para o estado, respeitando diferentes altitudes e comportamentos climáticos.
Daiane Colla
Assessoria de Comunicação Fundação Pró-Sementes
(54) 3314.8983 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura