Departamento de Extensão Rural do IPA realiza reunião de avaliação no Cetreino
Uma visita ao campo de produção de sementes de soja em várzeas da Uniggel Sementes, na Estância Terra Negra, em Lagoa da Confusão, distante 220 km de Palmas, encerrou o Encontro Nacional das Comissões de Mudas e Sementes (CMS’s) das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do Brasil. O Dia de Campo faz parte da programação do evento, que teve início na última terça-feira (11), com diversas palestras e discussões sobre produção, aspecto legal, tecnologia e evolução do setor de mudas e sementes.
Em 2012, o Tocantins registrou uma área de 37.838,7 hectares no cultivo de sementes e foram produzidas mais de 28 milhões de mudas. O destaque do setor é o cultivo da soja para semente, na região das várzeas. A propriedade produz arroz e, obedecendo ao vazio sanitário, desde 2000, faz uma segunda safra, com o cultivo de 1.280 hectares de soja. Da colheita são retirados mais de 350 mil sacas por ano que são comercializadas em várias partes do País. Por ser uma propriedade com destaque na região, foi a escolhida para sediar o Dia de Campo do Encontro.
O consultor técnico da propriedade, Devanir Miranda, destacou a importância da várzea para a produção de sementes e a parte operacional da cultura. “O interesse de ver de perto como funciona o sistema é grande, por isso destacamos o manejo do solo, das aguas, controle das pragas e doenças e o sistema operacional do tratamento das sementes. Vale ressaltar que o monitoramento é criterioso, feito a cada três dias, mas nesta região a incidência de pragas é muito pequena”, destacou Miranda.
Presente no campo de produção, o agricultor Paulo Dalto Neto é do município de Sebastião Leal (PI) e um dos inúmeros consumidores da Uniggel Sementes. “Cultivo 7.200 hectares de soja em minha propriedade e a alta produtividade foi o principal atrativo pela escolha da semente tocantinense. É a primeira vez que venho à região e estou vendo a possibilidade de adquirir alguns hectares, além da qualidade do solo e da disponibilidade de água, também achei os preços bem acessíveis”, completou.
Atualmente no Tocantins são registrados no Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - 33 produtores de sementes de soja, feijão, arroz, sorgo e forrageiras tropicais, e 27 produtores de mudas de eucaliptos, seringueiras, essências nativas, açaí, frutíferas e flores tropicais.
Este foi o primeiro encontro nacional das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste. Antes só eram realizados em Foz do Iguaçu, no Rio Grande do Sul. Para o Presidente da Comissão de Mudas e Sementes do Tocantins o evento superou todas as expectativas da organização, tanto no nível da informação dos palestrantes como das discussões. “O Tocantins mereceu sediar este primeiro encontro, pois é hoje um dos maiores produtores de soja nas várzeas tropicais, e aqui em Lagoa da Confusão projeta o Estado para o Brasil”, elogiou.
O próximo encontro será em maio de 2014, em Belém (PA). Neste encontro participam representantes das comissões de Sementes e Mudas dos estados do Ceará, Sergipe, Goiás, Pará, Pernambuco e Piauí.
Através da portaria Nº 206, de 1º de junho, publicada no Diário Oficial, o Tocantins prorrogou até o dia 10 deste mês o plantio de sementes de soja. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a colheita foi estendida para o dia 10/10. Para esta safra, a previsão da Agência é cultivar cerca de 40 mil hectares de sementes de soja.
O Tocantins possui a maior área contínua plantada durante o “Vazio Sanitário”, com um milhão de hectares. Os municípios tocantinenses que estão autorizados a cultivar sementes de soja apenas nas áreas de várzeas tropicais são: Pium, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia. Vázio Sanitário é a ausência total de plantas vivas de soja, excluindo-se as áreas de pesquisa científica e de produção de semente genética, devidamente monitorada e controlada pela Adapec.
Joatan Silva
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura