Dia de campo divulga variedades de mandioca

23.09.2014 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar e o Sindicato Rural de Nazaré (BA) realizam na quarta-feira, dia 24, um dia de campo sobre a cultura da mandioca na comunidade Copiobas Reunidas.

Desde setembro de 2013, a Embrapa mantém, no local, sob a coordenação do pesquisador Mauto de Souza Diniz, três unidades demonstrativas: uma de variedades de mandioca (BRS Caipira, BRS Poti Branca, Casco Roxo e Peru), uma de variedades de aipim (BRS Kiriris, Paraná, Eucalipto e Manteiguinha) e uma de espaçamento, além de uma unidade de multiplicação de variedades de mandioca e aipim. O trabalho tem o apoio do programa Pró-Senar Mandioca, que tem como objetivo melhorar a produtividade e rentabilidade do negócio rural, promovendo a formação profissional do produtor e do trabalhador rural, difundindo tecnologias, através da assistência técnica, visando o fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca.

O intuito do trabalho é aumentar a produtividade da mandioca. De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Nazaré colheu, em 2012, 3.900 toneladas de mandioca em 300 hectares de área, com um rendimento médio de 13 toneladas/hectare. “Pretendemos identificar, com a participação dos agricultores, o espaçamento recomendado e a adaptação de algumas variedades ao Recôncavo baiano e difundir as mais adaptadas”, explica.

Programação

Pela manhã, estão programadas três estações: Cultivo da mandioca, Adubação com manipueira e adubação foliar com manipueira e Conservação de solo. A manipueira é o resíduo tóxico da prensagem das raízes de mandioca e tem alta carga de matéria orgânica e de ácido cianídrico, mas pode ser usada como suplemento alimentar e como adubo, precisando o agricultor se cercar de alguns cuidados para aproveita-la.

Os instrutores são os pesquisadores Mauto de Souza Diniz, Laércio Duarte Souza e José Raimundo Ferreira Filho (Embrapa/EBDA) e o assistente Bibiano Ferreira Filho.

Pela tarde, vai ser divulgado o resultado das unidades demonstrativas e haverá distribuição de manivas aos agricultores presentes.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025