Dia de Campo Estadual do Irga recebe mais de 1,5 mil pessoas em Cachoeirinha, RS
Participaram inclusive delegações estrangeiras, com integrantes do Fundo Latino Americano do Arroz (Flar), da Colômbia
Será realizada nesta sexta-feira (04/03) a quarta edição do Dia de Campo Regional Embrapa/Irga, na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS). No evento serão apresentados resultados dos trabalhos e pesquisas desenvolvidos por meio de um convênio entre as duas instituições. O objetivo do Dia de Campo é mostrar, além da tradicional cultura do arroz, alternativas econômicas para terras baixas, possibilitando ao produtor um melhor aproveitamento destas áreas.
O Dia de Campo, que inicia às 8 horas, terá sete estações que apresentarão os resultados dos experimentos. Entre os temas que estarão sendo discutidos estão Integração Lavoura-Pecuária, melhoramento genético do arroz e manejo da irrigação; implantação e manejo do capim-sudão BRS Estribo e sementes certificadas. De acordo com o analista da Embrapa Pecuária Sul Marcelo Pilon, serão apresentados no Dia de Campo os resultados atualmente obtidos nas áreas de várzea que podem servir como possibilidade de otimização à cultura do arroz, buscando agregar mais renda ao produtor.
A Embrapa Pecuária Sul terá duas estações do evento. Uma delas, apresentada pelo pesquisador Gustavo Martins da Silva e pelo analista Marcelo Pilon, vai discutir a Integração Lavoura-Pecuária, atividade que pode ser ainda mais explorada pelos produtores de arroz. A outra estação vai apresentar a implantação e manejo do capim-sudão BRS Estribo, gramínea de verão, em terras baixas, coordenada pelo pesquisador Danilo Sant´Anna.
O Irga também terá duas estações. Uma delas trará o tema Sementes Certificadas de Arroz Irrigado, “visando mostrar as vantagens fisiológica e genética de usar a semente certificada em vez da conhecida semente 'bolsa branca'”, ressalta Juliano Brum de Quevedo, responsável pelo 24º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga. Já a outra estação do Instituto abordará o Melhoramento Genético, seus objetivos, avanços e perspectivas. Além disso, estarão à disposição dos produtores a Vitrine Cultivares Irga
Outras duas estações estarão a cargo da Embrapa Clima Temperado. Uma delas vai apresentar o uso do Camalhão de Base Larga, tecnologia que possibilita uma alternativa para rotação de culturas em terras baixas. O uso desta tecnologia viabiliza a utilização da várzea para o cultivo de outros grãos, como milho e soja, e de forrageiras, minimizando os riscos de perdas por alagamentos em decorrência das chuvas. A Embrapa Clima Temperado apresenta também outra estação, mostrando o melhoramento genético da empresa e o manejo de irrigação para arroz. Na última estação a empresa Rice Tec apresenta as cultivares de arroz que estão sendo lançadas. O evento conta com apoio das empresas Fracari Comercial e Sementes Simão.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura