Dia de Campo de Verão da C.Vale mostra novas tecnologias
Trinta e três empresas estão expondo máquinas e implementos no evento
Meta-análise global revelou que o retorno de palha de cultivo aos solos agrícolas, prática amplamente defendida por suas vantagens ecológicas, pode acidificar o solo.
A pesquisa analisou 326 experimentos em 175 locais ao redor do mundo, destacando os riscos e a variabilidade regional dessa prática.
A prática de retornar palha de cultivo ao solo, vista como uma abordagem promissora para melhorar a fertilidade e mitigar as mudanças climáticas, pode ter consequências negativas substanciais.
De acordo com um estudo recente publicado no European Journal of Agronomy, a decomposição da palha reduz, em média, o pH do solo em 0,030 unidades, aumentando a acidificação em 54% dos casos analisados.
Os impactos são especialmente pronunciados em solos alcalinos e terras irrigadas, como arrozais, onde a acidificação ocorre de forma mais rápida. A pesquisa identificou que o tipo de manejo agrícola, como monocultura e uso intensivo de fertilizantes nitrogenados, agrava o problema.
Os autores do estudo destacam que a acidificação do solo pode reduzir a produtividade agrícola e aumentar a mobilidade de metais pesados tóxicos, como cádmio e chumbo, representando riscos à segurança alimentar e à saúde humana.
Além disso, a prática pode intensificar as emissões de gases de efeito estufa, como óxido nitroso e metano.
Mais informações podem ser obtidas em doi.org/10.1016/j.eja.2025.127511
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura