Desenvolvimento sustentável nas montanhas brasileiras é tema de evento no RJ

22.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

As montanhas representam 16,91% do território nacional e desde 2002 é considerado Ponto Focal na Convenção da Biodiversidade Biológica, da qual o Brasil é signatário. O Ministério do Meio Ambiente criou a Câmara Técnica sobre Ecossistemas de Montanhas e está elaborando o Programa Nacional de Pesquisas e Conservação em Ambientes de Montanhas. Mas apesar da reconhecida importância dos Ecossistemas de Montanhas e das questões sociais, ambientais e econômicas relacionadas à sua exploração, não existem no país grupos de pesquisa focados no seu estudo. Foi pensando nisso, que a Embrapa Agrobiologia organizou o "1º Workshop sobre desenvolvimento sustentável em ambientes de montanhas", que será realizado nos dias 27 e 28 de julho, em Nova Friburgo, região serrana do estado do Rio de Janeiro. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo, Pesagro-Rio e UERJ.

Vários países já estabeleceram programas, agências ou institutos de pesquisa para tratar o tema. A Embrapa através do Núcleo de Pesquisa e Treinamento para Agricultores (NPTA), instalado em Nova Friburgo, propõe com o workshop a elaboração de um documento com as demandas de pesquisa relacionadas aos ambientes de montanhas e principais diretrizes para o estabelecimento de ações em rede, em parceria com instituições de pesquisa e ensino do estado do Rio de Janeiro.

Para a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia Adriana Aquino, que atua no NPTA, o debate é importante e oportuno pela possibilidade de reunir vários especialistas e de levantar questões relevantes a serem consideradas para o país. "É importante porque estas palestras podem levar a reflexão de como trabalhar efetivamente a interdisciplinaridade, pela perspectiva da sinalização das medidas a serem tomadas para solucionar as questões levantadas; e para subsídios para eventual articulação de projetos nesse tema", complementa Adriana.

A palestra de abertura do evento será com o Coordenador Científico do Centro de Investigação de Montanha (CIMO), do Instituto Politécnico de Bragança, professor Jaime Maldonado. O professor é Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Mais informações:

e

Embrapa Agrobiologia

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025