Deputado Aldo Rebelo abre o IV Fórum Abisolo com debate sobre o Novo Código Florestal

18.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

O Novo Código Florestal tem gerado discussão entre ambientalistas e representantes do Agronegócio. Os produtores rurais defendem que é necessário mudar alguns critérios em relação às áreas de preservação ambiental, para que o Brasil possa produzir mais alimentos, já os ambientalistas acreditam que caso a anistia aos desmatadores for aprovada, será a legalização do desmatamento.

 

Esses e outros pontos de impasse serão abordados pelo relator do Novo Código, Aldo Rebelo, que tratará ainda sobre o aprofundamento das mais recentes alterações do documento. Nesse termos a obrigação dos pequenos produtores em recompor a área de preservação permanente será menor. O limite mínimo ficará reduzido a 7,5 metros, para os córregos menores e a distância máxima, de 500 cairá a 250 metros.

 

O projeto foi criado para regularizar os produtores que estão na ilegalidade. Na maioria, são os pequenos, por isso, neste caso foi dispensada a recomposição da reserva legal. Já as propriedades maiores continuam obrigadas a manter a proteção de parte das matas naturais.

 

Outra mudança será o plantio ou reflorestamento de árvores nativas ou exóticas, como mogno e seringueira, que terá a extração livre de controle, desde que haja permissão prévia de órgão ambiental, tanto para o pequeno quanto para o grande agricultor. Hoje, mesmo que o agricultor plante essas árvores, deve pedir autorização para cortá-las.

 

O IV Fórum Abisolo pretende reunir empresas de nutrição vegetal, técnicos e acadêmicos para discutir os rumos da produção agrícola sustentável. Para a direção da Abisolo, este conceito é a chave para dobrar a produção mundial de alimentos nos próximos 40 anos e, assim, atender à crescente população mundial, que deve chegar a 8 bilhões de pessoas em 15 anos.

 

A palestra “Impacto do Novo Código Florestal frente aos Desafios da Agricultura Sustentável” acontece no dia 11 de abril, às 14h30, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Esalq, em Piracicaba – SP.

 

Juliana Villa Real

Texto Assessoria de Comunicações

(11) 2198-1888

juliana@textoassessoria.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025