Demandas gaúchas para Plano Safra são debatidas em Três de Maio/RS

08.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Deise Froelich

O Plano Safra 2012/2013, que será lançado no mês de julho, foi tema de debate na manhã desta sexta-feira (8), em Três de Maio, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Autoridades gaúchas apresentaram suas propostas e buscaram esclarecimentos em reunião com o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller.

O secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, juntamente com o presidente da Emater/RS, apresentou as demandas estaduais para a elaboração do Plano Safra. “Ainda teremos uma reunião em Brasília, quando vamos avançar no detalhamento das propostas, com o grande objetivo de ancorar o Plano Safra gaúcho ao Plano federal”, afirmou o secretário Ivar Pavan.

O secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Muller, recebeu as propostas, que buscam alinhar as políticas do governo federal com as políticas do governo do Estado. “Nós discutimos as linhas gerais do Plano Safra. A nossa proposta é que nós possamos lançar um Plano Safra específico para o Rio Grande do Sul. Abordamos vários pontos em relação a isso, como o fortalecimento da agricultura familiar, como potencializar o crédito e fortalecer a assistência técnica para os agricultores familiares”, destacou Müller.

O Plano Safra pretende reforçar a assistência técnica e a extensão rural. Participou do debate acerca do Plano, o presidente da Emater/RS, Lino De David, que ressaltou a importância da aproximação das esferas estadual e federal para que as demandas na área da agricultura familiar sejam atendidas. “Na sequência do que não é a primeira reunião e nem será a última, nós qualificamos as demandas do Plano Safra estadual para o governo incluir no Plano Safra federal as demandas do Rio Grande do Sul, na área da agricultura familiar. É importante porque a gente quer aproximar as políticas públicas do governo federal das políticas do governo do Estado, ou seja, que uma potencialize a atuação da outra”, explicou De David. “Estamos construindo com a União uma política diferenciada, em que os recursos possam ser repassados de forma permanente e continuada à assistência técnica”, completou o presidente da Emater/RS.

Após a reunião sobre o Plano Safra, os representantes do MDA, SDR e Emater/RS-Ascar participaram da solenidade de abertura oficial da 2ª edição da Exposição da Terneira e da Economia Familiar (ExpoTerneira), que busca estimular a expansão e qualificação da atividade leiteira local e regional. O evento será realizado até o próximo domingo (10/06), no Parque de Exposições de Três de Maio.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025