Delegados são eleitos para participar em evento de Agroindústria no RS

20.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Carine Massierer

Marivone Ramos Tavares, Vilson Luiz Stefanowski, Ana Claudete dos Santos Kriger, Jorge Fernando Ritter, Mauro Gouvea e Sílvio Luiz Vercato e Silva foram escolhidos pelos participantes do Seminário Regional da Política Estadual da Agroindústria Familiar como os representantes da Centro-Sul no evento estadual, que acontecerá em 2013.

O Seminário Regional da Política Estadual da Agroindústria Familiar aconteceu nesta terça-feira (20), no Sport Club Esperança de Sertão Santana, com a presença de mais de 60 pessoas. Participaram da abertura oficial o prefeito municipal, Sérgio Teifk, a diretora adjunta do Departamento de Agroindústria Familiar, Comercialização e Abastecimento (Daca) da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Joice Tim, o supervisor da Emater/RS-Ascar, Sérgio Tadeu de Souza, a coordenadora regional da SDR, Noêmia Richter e o representante do gabinete do vice-governador, Ellemar Wojahn.

Joice apresentou o funcionamento do Programa de Agroindústria Familiar do Estado e as ações que estão sendo desenvolvidas, bem como os cursos para os integrantes de agroindústrias que estão inclusos no Programa, as possibilidades de financiamentos e a elaboração de arte para os rótulos. Na região Centro-Sul, são sete agroindústrias já cadastradas no programa: José Kuczylki Golvea, Arroz do Jones Bielavski, Adriane da Silva Kaske, Ana Claudete dos Santos Kruger, Diego Gimenez Munhoz, agroindústria Frubel, Da Casa Massas Caseiras e Congeladas.

Na sequência, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Márcio Dalbem falou sobre o fluxo operacional e administrativo do Programa de Agroindústria Familiar. Conforme Dalbem, primeiro o agricultor deve preencher a ficha de cadastro no programa, com o auxílio dos extensionistas municipais. Após, devem ser anexados os documentos exigidos, que serão encaminhados ao escritório central da Emater/RS-Ascar, que os repassará ao Departamento de Agroindústria Familiar da SDR, responsável pela emissão do atestado de cadastramento. Dalbem colocou que esse cadastro permitirá o acesso dos produtores a vários serviços disponibilizados pelo Programa de Agroindústrias. Já Sérgio Tadeu de Souza falou da importância da agroindústria para o desenvolvimento do território Centro-Sul.

A representante da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, Sônia Maus, fundamentou a legislação e explicou que não há necessidade de os produtores rurais constituírem uma empresa com CNPJ para a comercialização de seus produtos, que poderá ser feita por meio do bloco de produtor. As bebidas são a exceção, que, por exigência do Mapa, é preciso a figura de uma pessoa jurídica para obter-se licenciamento sanitário.

Já à tarde foi realizado trabalho em grupo, no qual os participantes discutiram as fortalezas e oportunidades, fraquezas e ameaças nas áreas de formalização, gestão e comercialização para as agroindústrias. Ao final foram definidos os delegados, por indicação dos grupos, e entregues os certificados do evento.

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e pelo Daca da SDR.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025