Delegação dinamarquesa conhece pesquisas da Embrapa, em São Carlos, SP

O país escandinavo é um dos pioneiros na robótica agrícola e no sistema de informação para gestão de propriedades agrícolas (FMIS – Farm Management Information System), base da agricultura digi

23.10.2017 | 21:59 (UTC -3)
Joana Silva​

A Embrapa Instrumentação e a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos - SP) recebem nesta segunda-feira (23) a visita de uma delegação composta pelos principais cientistas das universidades de Aarhus e Aalborg, representantes de grupo empresarial e de instituto líder em pesquisa e tecnologia da Dinamarca.   O país escandinavo é um dos pioneiros na robótica agrícola e no sistema de informação para gestão de propriedades agrícolas (FMIS – Farm Management Information System), base da agricultura digital. A agricultura de precisão é um dos temas de interesse da visita e objetivo da vinda ao Brasil dos dinamarqueses, onde participam de workshop sobre o assunto, em Piracicaba.

Intermediado pelo Centro de Inovação Dinamarca, sediado no Consulado Geral da Dinamarca, em São Paulo, a delegação será recebida na Embrapa Instrumentação, às 14 horas, pelo chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Wilson Tadeu Lopes da Silva. Ele apresentará as principais pesquisas desenvolvidas pela Unidade. 

O grupo de 10 pessoas vai conhecer os laboratórios voltados para as linhas de pesquisa envolvendo pulverização aérea, óptica e fotônica e agricultura de precisão. 

Ricardo Inamasu, coordenador da Rede de Agricultura de Precisão e articulador da visita, apresentará aos dinamarqueses as soluções tecnológicas desenvolvidas na temática para a agricultura tropical, como o Agribot, um robô autônomo que leva embarcado equipamentos e sensores para diagnosticar problemas em plantas e solos."A visita é uma oportunidade importante, de troca de experiência com cientistas que desenvolvem e estão na vanguarda das pesquisa em agricultura de precisão", diz Inamasu.

A apresentação ocorrerá no Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre), onde a delegação ainda vai conhecer pesquisas para o processamento de imagens captadas por drones.

A visita ao sistema de Integração, Lavoura, Pecuária, Floresta (ILPF) da Embrapa Pecuária Sudeste está prevista para as 16 horas, com acompanhamento do pesquisador Alberto Bernardi.

Workshop

Nos dias 25 e 26, a delegação participa de um workshop sobre agricultura de precisão, que será realizado na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz (Esalq), no campus da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP).

O evento visa promover a interação entre pesquisadores e provedores de tecnologia do Brasil e da Dinamarca, especificamente no que se refere a financiamento envolvendo os dois países; compartilhamento de experiências sobre inovações tecnológicas em agricultura de precisão e agricultura inteligente, bem como os aspectos regulatórios; e aumentar a mobilidade acadêmica, incluindo o doutorado.

O pesquisador Ricardo Inamasu participa do evento apresentando com uma visão geral da identificação e gerenciamento de dados da agricultura de precisão no cenário brasileiro. A palestra integra a plenária 2, a partir das 9 horas, do dia 25. 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024