Biocombustíveis têm espaço para crescer
O auditório do Expominas ficou lotado nesta quinta-feira (27/05), na abertura da II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (II CNDA), que marcou o segundo dia da Superagro.
Foi apresentada a palestra "Se queremos ser o número 1 em Agronegócios, temos que ser também o número 1 em Defesa Agropecuária", comandada pelo ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.
Mais de mil pessoas estiveram presentes no evento, no qual foi debatida a importância da defesa agropecuária não só para a questão da higiene/saúde, como também para aumentar a competitividade comercial do segmento mineiro e brasileiro no mundo.
Conforme Rodrigues, a defesa agropecuária deve ser tratada estrategicamente como um decisivo mecanismo de competitividade. "Essa questão é um diferencial de mercado e fundamental para gerar renda ao nosso setor agropecuário", afirmou.
Na mesma linha, o secretário Gilman Viana, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa-MG), também ressaltou a importância do tema. "Temos que tentar, cada vez mais, universalizar a aceitação da defesa como método indispensável no crescimento deste mercado", afirmou.
Segundo ele, "o momento atual é rico para convencer o setor produtivo de que esta causa também é uma causa dele", disse. Viana acrescentou que a defesa se pratica para a expansão do agronegócio. "A renda do negócio agrícola precisa seguir regras de qualidade, e essas envolvem a defesa agropecuária. Assim que estivermos alinhados com elas, o mundo vai nos acolher melhor e seremos tão bons quanto os países de primeiro mundo", completou.
Também estiveram presentes o presidente da Faemg, Roberto Simões; o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, e o secretário Alberto Duque Portugal, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes-MG). O debate discutiu políticas de defesa agropecuária para a melhora de métodos de produção animal e vegetal com objetivo de ampliar as exportações do país.
A II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária e Feira de Softwares Agrotic integra a programação da Superagro. A Exposição Estadual Agropecuária será realizada de 26 de maio a 6 de junho e terá a participação também de bovinos de corte e leite, caprinos, ovinos e bubalinos. A Superagro terá também a Expovet, a 13 ª Expocachaça, o Ciclo de Aulas Técnicas e os Encontros da Apicultura e Fruticultura.
Realização – A Superagro é uma iniciativa do Governo de Minas - por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) -, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).
Mais de 130 estudantes comparecem na primeira palestra do Ciclo de Aulas Técnicas da Superagro
Foi realizada quarta-feira (26/05), no primeiro dia da Superagro, a palestra “Bovinocultura de corte: Melhoramento Genético orientado para a Produtividade”, que deu início ao Ciclo de Aulas Técnicas. Na ocasião, o professor José Aurélio Garcia Bergmann, da escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministrou a palestra destinada a alunos de veterinária, agronomia e zootecnia. Com auditório lotado, mais de 130 estudantes estiveram presentes.
Os debates vão acontecer durante toda a feira agropecuária no Parque de Exposições da Gameleira, até amanhã, 28 de maio. A cada tema tratado, profissionais renomados no mercado e gestores de empresas de agronegócio serão convidados. Um dos objetivos é debater e esclarecer sobre o que as empresas esperam dos recém-formados e as novas demandas do mercado.
O secretário Gilman Viana, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa), prestigiou a palestra e, na abertura do ciclo, deixou um recado que atraiu a atenção dos alunos. “A importância do saber é agora. É este o momento que vocês devem aproveitar para obter conhecimento e ocupar o tempo com estudos. O tempo é um bem precioso que não tem volta. Por isso, aproveitem a oportunidade”, alertou aos futuros veterinários e agrônomos.
Nesta segunda edição, o Ciclo de Aulas Técnicas abordará também temas como a “Bovinocultura de Leite: Gestão e Planejamento Estratégico em Propriedades Leiteiras”, “Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF): uma ferramenta para incremento de Produção Animal”, “Otites Crônicas: um desafio em tratamento para cães e gatos”, “Eqüinocultura: como interferir biologicamente no desenvolvimento de potros para equitação”.
Além deles, o Ciclo vai contemplar assuntos em pauta no cenário econômico nacional, como “Avaliação Genômica: utilização da Avaliação Genômica em Bovinos das Raças Leiteiras”, “Bovinocultura: os desafios da utilização de Sêmen Sexado e suas vantagens”, e “Rastreabilidade: desafio da rastreabilidade bovina e sua importância na exportação”. A realização é uma parceria da Superagro, UFMG, PUC Betim e Fead.
Mais informações:
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura