Datagro promove conferência sobre açúcar e álcool

06.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

Nos dias 19 e 20 de outubro, no Grand Hyatt São Paulo, a DATAGRO realiza a IX edição da Conferência Internacional Sobre Açúcar e Álcool.

Com o tema “Saindo da Crise: o que esperar agora?”, o evento vai reunir os maiores especialistas do setor, que vão abordar, entre outros assuntos, a crise na produção de açúcar e etanol, mudanças geradas pela biotecnologia e tendências do segmento para os próximos anos.

Este ano, mais uma vez, a conferencia será o maior evento técnico da programação do Sugar Dinner de São Paulo, e é realizada logo após a Formula 1, em Interlagos, S.Paulo.

Programação

A Conferência começa no dia 19, às 14hs, quando haverá o welcoming coffee.

Das 14h30 às 15h30 será realizado o primeiro painel do evento, que vai discutir “os impactos da crise na produção brasileira de açúcar e etanol”. Plinio Mario Nastari, presidente da DATAGRO - São Paulo e Martinho Ono, diretor geral da SCA Sociedade Corretora de Alcool Ltda, serão os palestrantes. O painel será moderado por Herminio Jacon, presidente da Ascana, Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê.

Na segunda palestra, que acontece das 15h30 às 16h15, “as mudanças que a biotecnologia pode trazer para o mundo do açúcar e dos biocombustíveis”, será o tema da discussão com os palestrantes internacionais Bill Haywood, presidente e CEO da LS9 Inc, Califórnia, e John G. Melo, CEO da Amyris Biotechnologies, Califórnia. Laércio Giampani, presidente da Syngenta Proteção de Cultivos S/A, São Paulo, será o moderador.

Depois do coffee break (16h15), das 17h00 às 17h45, o professor e secretário de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Francelino Lamy de Miranda Grando e o ex-ministro e presidente da Petrobras Biocombustiveis S/A, Miguel Rosseto, discursam sobre “estratégias de planejamento, inovação e desenvolvimento no mercado de biocombustíveis”, no painel que será moderado por Manoel Vicente Bertone, secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No quarto painel do evento, Alexandre S. Figliolino, diretor do Banco ItauBBA S/A, São Paulo, e André Berenger, diretor do Banco Santander S/A, Sao Paulo, dividem com os ouvintes, das 17h45 às 18h30, suas opiniões sobre “a crise na ótica dos bancos”. Ana Paula Malvestio, Agribusiness, PriceWaterhouseCoopers, Ribeirao Preto, será a moderadora.

O coquetel que finaliza as atividades do dia acontece das 18h30 às 19h30.

Segundo dia - No dia 20, depois do coffee break (08h30 às 09h00), os participantes se reunirão, das 09h00 às 09h15, para assistir o Hino Nacional durante a abertura oficial do evento.

Em seguida acontece (09h15 às 10h00) o painel “o cenário mundial do açúcar: resistência em meia a crise?”, que vai contar com as participações de Peter Baron, diretor executivo da International Sugar Organization e Helmut Ahfeld, consultor da F.O.Licht, Alemanha. João de Almeida Sampaio Filho, secretário de Agricultura do Estado de Sao Paulo, será o moderador.

No painel 6, Alka Siroh, secretária do departamento de Alimentos e Distribuição Pública do Ministério dos Assuntos do Consumidor, do governo da Índia e Prasert Tapaneeyangkul, secretário-geral do gabinete da Cana e Açucar do Ministério da Indústria do governo da Tailândia, abordam palestra que tem como mote “todos os olhos voltados para a Ásia: a recuperação está próxima na índia e Tailândia?”. O painel acontece das 10:00 às 10:45 e será moderado por Michael McDougall, vice presidente senior da Newedge USA LLC, Nova York.

Depois do intervalo para coffee break (10h45 às 11h15), inicia-se o 7º painel do evento, dessa vez com dez palestrantes, todos presidentes dos Sindicatos das Indústrias do Açúcar e Álcool. Com o tema “o posicionamento estratégico da indústria brasileira frente aos desafios da crise financeira e da exigência por padrões rígidos de sustentabilidade”, o painel, que acontece das 11h15 às 12h45, será apresentado por: Anísio Tormena (Paraná), Antonio José de Souza (Maranhão), Eduardo Ribeiro Coutinho( Paraíba), Roberto Hollanda Filho (Mato Grosso do Sul), Piero Parini (Mato Grosso), Luis Custódio Cotta Martins (Minas Gerais), Marcos Sawaya Jank (São Paulo), Pedro Robério de Melo Nogueira (Alagoas), Renato Pontes Cunha (Pernambuco) e José Mauro de Oliveira Ferreira (Goiás).

Das 12h45 às 14h15 haverá pausa para almoço.

Em seguida, das 14h15 às 15h45, especialistas vão explanar sobre “qual o adequado grau de regulação: a experiência dos legisladores”. O senador Benjamin Nelson, democrata e ex-governador do Estado de Nebraska, juntamente com o

senador João Tenório, presidente da Subcomissão de Biocombustíveis do Senado Federal e o deputado Antonio Palocci Filho, ex-ministro da Fazenda do governo do Brasil, serão os responsáveis pela palestra, moderada por David Hallberg, CEO da Prime Biosolutions e também ex-presidente da Renewable Fuels Association, nos EUA.

Das 15h45 às 16h15 haverá intervalo para o coffee break.

Com o mote “o que esperar do mercado mundial de açúcar em 2010?”, Jonathan Kingsman, diretor geral da Kingsman S/A, Lausanne, Suíça, e Jeff Bauml, vice-presidente Senior da R.J. O´Brien, New York, E.U.A. apresentam o 9º painel do evento, que acontece das 16h15 às 17h15 e terá como moderador Andy Duff, da Food & Agribusiness Research Manager, Sao Paulo.

Em seguida (17h15 às 18h15), com o tema “como tem evoluído a produção e o uso de beterraba açucareira na União Europeia e Rússia”, Jos van Campen, presidente da International Confederation of European Beet Growers CIBE e Dmitry N. Rylko, diretor geral do Institute for Agricultural Market Studies (IKAR), Moscou, Rússia, farão a última palestra do evento. A moderação ficará por conta de Sergey Gudoshnikov, economista sênior da International Sugar Organization, London, UK.

Das 18h15 às 18h30 acontece o encerramento e as conclusões.

Inscrições podem ser realizadas on line através do sitio

Luiz Henrique Miranda

AMIgo!

11 - 3873-5488

E-mail:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025